Depois de 14 anos, o volante Lucas Leiva está de volta ao Grêmio. Sem contrato com a Lazio, o meio-campista acertou seu retorno ao clube onde foi revelado e assinou contrato com o Tricolor até dezembro de 2023. No clube gaúcho desde o começo dos anos 2000, quando chegou para as categorias de base, Lucas estreou com a camisa gremista na Série B de 2005. Ali, fez parte da campanha que levou o Grêmio de volta para a Série A do Brasileirão.
Na primeira passagem dele em Porto Alegre, Lucas fez 79 jogos e marcou 11 gols. Além da campanha da Série B, o meio-campista fez parte do elenco vice-campeão da Libertadores de 2007, quando o Grêmio perdeu para o Boca Juniors na decisão do campeonato. GZH separou cinco momentos marcantes do jogador com a camisa do Tricolor. Confira:
Estreia na Série B
Joia da base gremista, Lucas fez sua estreia com o Tricolor durante a campanha na Série B. Ele fez sua primeira partida no profissional contra o Santo André, em casa, na derrota por 2 a 0 para os paulistas. A partir dali, alternou entre a titularidade e a reserva, tendo, inclusive, entrado no intervalo no jogo que ficou marcado como a "Batalha dos Aflitos".
Afirmação no time
Em 2006 o jogador, que virou titular da equipe, conquistou o Campeonato Gaúcho e também levou o Tricolor para a Libertadores após acabar o Brasileirão em terceiro lugar (atrás apenas de São Paulo e Inter). Lucas se mostrou um jogador de boa marcação e técnica, avançando ao ataque e fazendo gols e assistências. Pelas boas atuações, recebeu da revista Placar a Bola de Ouro de 2006, atribuído ao melhor jogador do Campeonato Brasileiro no ano.
O primeiro título
Não demorou muito tempo para que Lucas Leiva ganhasse seu primeiro campeonato com a camisa do Grêmio. No Gauchão, o Tricolor empatou os dois gols contra o Inter, mas ganhou no saldo qualificado e ficou com a taça dentro do Beira-Rio. O título do Gauchão voltaria a ocorrer na temporada seguinte, quando o Grêmio venceu o Juventude.
Vice da Libertadores
Poucas pessoas acreditavam que o Grêmio poderia chegar onde chegou na Libertadores de 2007. Dois anos depois de jogar a Série B, o Tricolor fez uma campanha surpreendente naquela temporada. O começo, inclusive, foi com um gol de Lucas Leiva. Jogando no Paraguai, contra o Cerro Porteño, o volante garantiu os três pontos na estreia da competição.
Saída para o Liverpool
Depois de ser vice-campeão da Libertadores, Lucas foi oficializado como novo jogador do Liverpool. Antes de sair para a Inglaterra, o meio-campista recebeu outras propostas, mas preferiu aguardar e ir para uma liga mais forte, como a Premier League.