O Grêmio vive um momento conturbado na Série B. São cinco rodadas sem vencer, o que o coloca o time na quinta posição na tabela de classificação, com 14 pontos conquistados. São quatro a menos do que o Vasco, primeiro time dentro do G-4 da competição nacional.
O Tricolor entra em campo nesta terça-feira (7), contra o Novorizontino, na Arena. No melhor cenário, a equipe gaúcha se mantém na quinta posição. Para isso, basta vencer os paulistas, que se encontram na sexta posição, também com 14 pontos.
Por outro lado, em caso de derrota, o time do técnico Roger Machado estaria ao alcance de nove adversários. No entanto, como há dois confrontos entre eles, no pior dos cenários, o Tricolor pode acabar a 11ª rodada no 12º lugar, sendo ultrapassado por sete clubes.
Para essa possibilidade se tornar real, além do Novorizontino, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Naútico, Tombense ou Londrina, CSA ou Chapecoense e CRB teriam de conquistar os três pontos.
Para os catarinenses, contudo, uma vitória simples pode não bastar. Se igualarem o número de vitórias e o saldo de gols, o que ocorreria com uma derrota simples do Grêmio para o Novorizontino, aliada um triunfo da Chape por 1 a 0 diante do CSA, os gremistas ainda teriam vantagem no número de gols marcados.
Cenários do Grêmio na rodada
Melhor posição - 5º lugar
- Vitória sobre o Novorizontino
Pior posição - 12º
- Derrota para o Novorizontino
- Vitórias de Operário-PR, Sampaio Corrêa, Náutico, Tombense ou Londrina, CSA ou Chapecoense* e CRB
*Se vencer, ainda dependerá dos critérios de desempate