No mercado em busca de um meia armador, o Grêmio sondou a situação de Nathan. O articular, que está no Fluminense, mas pertence ao Atlético-MG, teve o estafe consultado por dirigentes gremistas. Porém, as conversas não evoluíram até o momento entre os clubes.
Contratado para ser titular, o jogador, revelado pelo Athletico-PR, posteriormente adquirido pelo Chelsea-ING, jamais conseguiu se firmar no Rio de Janeiro. Na temporada, foram apenas 17 partidas, sendo 10 jogos como titular. Tanto com Abel Braga e Fernando Diniz, os treinadores cariocas em 2022, ele chegou a sobrar da lista de relacionados.
Pela Copa do Brasil, diante do Cruzeiro, na última quinta-feira (23), ele sobrou do banco de reservas por critério técnico.
— Eu trouxe para o jogo aqueles que eu achava que tinha que trazer. Essa é a explicação. É um grande jogador, que eu tentei levar para outros clubes, mais de um, e para esse jogo... O elenco é muito equilibrado, tem muita gente boa. Se o Nathan viesse eu teria que tirar alguém que estava aqui, talvez sua pergunta seria na mesma direção — relatou Diniz.
— Não quer dizer que amanhã ou depois o Nathan não possa voltar a ser titular, pelo contrário, é que o elenco é muito equilibrado. O jogador que está jogando e o que é cortado têm o mesmo nível, então é uma questão de escolha mesmo — complementou.
A direção do Grêmio confirma a sondagem, mas garante que não avançou tratativas. O Fluminense conseguiu o empréstimo do atleta por cerca de R$ 1 milhão pela cessão até o final desta temporada. O vínculo com os mineiros tem duração até junho de 2024.
Além de eventual compensação financeira para o Fluminense, o clube teria que arcar com os vencimentos salariais do meia. Segundo a imprensa do Rio de Janeiro, o profissional custa aproximadamente R$ 400 mil, valor considerado elevado no orçamento gremista da atual temporada em virtude do rebaixamento à Série B. Logo, até o momento, a sondagem não evolui para contatos oficiais entre as partes.