A lateral direita do Grêmio tem sido um problema para o clube na temporada. Desde o começo de 2022, foram utilizados sete jogadores na posição: Edílson, Rodrigo Ferreira, Orejuela (que já deixou o clube), Lucas Kawan (da base), Rodrigues, Jhonata Varela e Sarará (estes últimos três, improvisados na função).
Pela avaliação interna, apenas Edílson teve desempenho satisfatório. Porém, aos 35 anos, o lateral campeão da Libertadores pelo clube em 2017 tem convivido com problemas físicos. Tanto que esteve em campo em apenas cinco jogos do Grêmio na temporada.
Por esta razão, o Tricolor segue em busca de um lateral-direito para a sequência da Série B. O clube tentou a contratação de Rodinei, do Flamengo, que teve passagem pelo Inter. Mas, com a saída de Isla, o time carioca não pretende liberá-lo, a menos que chegue outro atleta para a posição. Outro procurado foi Mário Fernandes, que está com contrato suspenso com o CSKA Moscou, da Rússia, mas o jogador não pretende atuar por nenhum clube em 2022.
Por isso, GZH lista cinco laterais-direitos que poderiam ser contratados pelo Grêmio para o resto do ano.
Como a janela de transferências do futebol brasileiro abre no dia 18 de julho, há algumas semanas para o clube prospectar reforços. Confira a lista com nomes dentro da realidade financeira do Tricolor:
Gedeílson (Ypiranga)
Sem muito dinheiro para investir, o Grêmio pode buscar alternativas mais em conta. Um nome que mostrou qualidade no Gauchão foi Gedeílson. Vice-campeão estadual pelo Ypiranga, o atleta de 29 anos deu cinco assistências no Estadual e foi um dos destaques da equipe de Erechim. Com passagem por diversos clubes de menor expressão no país, Gedeílson vive uma das melhores temporadas na carreira. Já soma 26 jogos em 2022, com mais de 2 mil minutos em campo. Ou seja, teria condições de chegar e sair jogando. Tem contrato com o Ypiranga até o fim de 2023.
Matheusinho (Sampaio Corrêa)
Outra das opções mais baratas, o jovem Matheusinho, 23 anos, aparece como bom nome. Ele é um dos destaques do Sampaio Corrêa na Série B, com um gol, duas assistências e oito passes para finalizações de companheiros em 12 jogos. Se vai bem nos quesitos ofensivos, o atleta de 1m75cm também não vai mal atrás: média de 2,2 desarmes por partida na competição. O contrato com o clube do Maranhão se encerra no fim do ano, o que pode facilitar uma saída.
Kevin (Avaí)
O Avaí faz uma campanha razoável na Série A, ocupando a 11ª posição, um ponto atrás do G-6. Um dos jogadores que chamam atenção na equipe é o lateral Kevin, 24 anos. Emprestado pelo Tombense ao time catarinense até o fim do ano, é considerado um jogador com boas valências ofensivas. Inclusive, teve rápida passagem por empréstimo pelo Grêmio em 2020, mas não chegou a atuar. Tem um gol e uma assistência no Brasileirão, com média de 1,8 desarme por partida. É o terceiro jogador com mais passes certos na competição, atrás apenas de Júnior Alonso, do Atlético-MG, e Marlon Freitas, do Atlético-GO.
Fernando Costanza (Krylya Samara-RUS)
Ainda que esteja no futebol russo apenas desde o início do ano, o brasileiro Fernando Costanza, 23 anos, poderia deixar o Krylya Sovetov devido ao anúncio da Fifa, que prorrogou a possibilidade de suspensão de atletas estrangeiros com clubes de Rússia e Ucrânia. O jogador, que tem contrato até 2025 por lá, foi contratado por 800 mil euros pelo Krylya Samara no início do ano. Antes, ele estava no Sheriff, da Moldávia, e disputou a Liga dos Campeões da Europa em um grupo que tinha Real Madrid, Inter de Milão e Shakhtar Donetsk. No futebol brasileiro, jogou pelo Botafogo, em 2019. Com passaporte europeu, o atleta também tem passagem pela base do Lille, da França. O último jogo de Fernando na Rússia foi em 14 de maio.
Eric Meza (Colón-ARG)
Um atleta que poderia se encaixar no atual esquema do Grêmio, com três zagueiros e dois alas, é o argentino Eric Meza, 23 anos, do Colón de Santa Fé. Meio-campista de origem, o atleta foi utilizado como ala pela direita pelo técnico Eduardo Domínguez e, agora, tem jogado como lateral em uma linha de quatro na defesa pelo treinador Julio César Falcioni. Foi titular do time em três das quatro rodadas já realizadas do Campeonato Argentino (na última, entrou no segundo tempo). Tem média de um passe decisivo por jogo e 2,5 desarmes por partida.