Depois de ser campeão gaúcho no último final de semana, o Grêmio abriu a disputa por uma vaga na Série A do Brasileirão de 2023 com um empate, em Campinas, contra a Ponte Preta pela primeira rodada da Série B.
O 0 a 0 não era o esperado pela torcida e muito menos o que era desejado pela comissão técnica gremista, mas o técnico Roger Machado, após a partida, comentou que gostou da produção ofensiva gremista, apesar das oportunidades perdidas pelos jogadores durante os 90 minutos — Lucas Silva, inclusive, perdeu um pênalti aos 23 minutos do primeiro tempo.
— O nosso sentimento é que construímos o suficiente. Fizemos o jogo que deveríamos para vencer, o tipo de jogo que era necessário na Série B. Tivemos o controle da partida e levamos um ponto importante, mas sentimento que poderíamos levar mais dois. Tivemos mais posse de bola, mais finalizações, sofremos pouco. O sentimento é de um ponto importante, mas com a frustração que poderíamos ter conquistado os três pontos.
O treinador também afirmou que as chances desperdiçadas pelo Tricolor não o preocupam para o restante da temporada (o Grêmio tem mais 37 jogos durante o ano, todos pela Série B).
— A gente tem de analisar vários aspectos. Foi erro de decisão? De gesto técnico? Vai me preocupar quando a gente não criar as oportunidades. Durante o dia a dia, eu trabalho muito passes e finalizações, para quando os jogadores estiverem frente a frente com essas situações, estejam tranquilos. Hoje a bola não entrou, perdemos as chances, perdemos um pênalti, mas faz parte, paciência — completou.
Depois de estrear em Campinas, o Tricolor voltará a encontrar a sua torcida na próxima sexta-feira (15), às 19h, na Arena, contra a Chapecoense.