O Grêmio receberá nos próximos dias um pagamento de 6 milhões de euros (R$ 30,5 milhões) do Sassuolo-ITA relativo à transferência do volante Matheus Henrique.
Com a vitória sobre a Atalanta-ITA, no último fim de semana, o clube italiano garantiu a permanência na Série A e, com isso, ativou cláusula automática de compra em definitivo dos direitos do meio-campista. A informação foi divulgada pelo UOL e confirmada por GZH.
Matheus Henrique foi negociado com o Sassuolo em agosto de 2021, logo após os Jogos Olímpicos do Japão. Em um primeiro momento, o volante foi emprestado aos italianos até junho de 2022 pelo valor de 4 milhões de euros (R$ 24,5 milhões, pela cotação da época).
Mas o empréstimo tinha cláusula de compra automática. Quando garantisse a permanência na Série A, o Sassuolo ficaria obrigado a adquirir em definitivo os direitos econômicos do meio-campista por 6 milhões de euros.
A negociação foi realizada desta forma por motivos meramente burocráticos em função das regras de equilíbrio financeiro do clube europeu. Como a permanência do Sassuolo na Série A era altamente provável, na prática o valor total da venda sempre foi tratado pelas partes como sendo de 10 milhões de euros. Contudo, se os italianos caíssem para a Série B, não haveria obrigação de compra e, nesta hipótese, o volante seguiria vinculado ao Grêmio.
A ativação da cláusula ocorreu neste domingo (10), quando o Sassuolo venceu a Atalanta por 2 a 1 e eliminou matematicamente qualquer risco de rebaixamento. Sendo assim, o Tricolor receberá a quantia nos próximos dias.
O Sassuolo ocupa atualmente o nono lugar no Italiano, com 46 pontos em 32 jogos.