As Gurias Gremistas conheceram a segunda derrota no Brasileirão Feminino. Diante do Santos, na Vila Belmiro, o Tricolor perdeu por 2 a 1, pela sétima rodada da competição nacional. Com o resultado, o time gaúcho termina a rodada na 12ª colocação, com apenas dois pontos a mais do que o Cresspom-DF, adversário da próxima rodada.
Depois do triunfo sobre a Esmac-PA, a técnica Patrícia Gusmão mudou a escalação em busca do segundo triunfo, optando pelo 4-4-2, com a volante Tchula entre as titulares e a centroavante Dani Ortolan iniciando no banco de reservas.
Mas não teve sucesso. Em um começo de jogo movimentado, as Sereias da Vila saíram na frente. Aos oito minutos, a arbitragem marcou pênalti de Caty na artilheira Cristiane. Porém, na cobrança, a experiente atacante parou na goleira Lorena — aliás, segunda penalidade máxima defendida pela defensora de Seleção Brasileira na competição.
No entanto, a bola saiu em escanteio. Na cobrança, Brena mandou na cabeça de Cristiane. E, desta vez, ela não desperdiçou. Subiu mais alto do que as defensoras do Grêmio e estufou as redes do Tricolor.
Aos 18, o Grêmio tentou igualar o placar com Pri Back. Pela esquerda de ataque, a meio-campista do Tricolor tentou a finalização, mas parou na goleira Vivi.
Dois minutos depois, a sorte gremista foi diferente. Cássia viu Jéssica Soares bem posicionada na grande área, arriscou o cruzamento, e, com o pé direito, a lateral estufou as redes do Santos. Estava tudo igual na Vila Belmiro.
Mas a felicidade tricolor não durou muito tempo. Aos 29 minutos, novo gol do Santos oriundo da bola parada. Após cobrança de escanteio de Brena, Gi Oliveira cabeceou para grande defesa da goleira Lorena. No entanto, no rebote, a bola sobrou nos pés de Thaisinha, praticamente em cima da linha. A atacante só teve o trabalho de empurrar para a rede e colocar as Sereias da Vila em vantagem de novo.
Ainda na primeira etapa, a goleira Lorena fez boas defesas e impediu que o Santos marcasse mais gols. Antes de a arbitragem apitar o final da partida, Brena ainda arriscou de longe, mas mandou por cima da meta gremista. Com isso, as Sereias foram para o intervalo com a vantagem mínima.
Na segunda etapa, logo aos quatro minutos, o Santos teve grande chance de ampliar. Cristiane cruzou rasteiro para Thaisinha, que tentou driblar Lorena, mas a bola saiu pela linha de fundo.
A partida seguiu mais truncada durante o segundo tempo. E, percebendo as dificuldades do Grêmio de chegar ao ataque, Patrícia Gusmão mudou a dupla de atacantes. Dani Barão entrou no lugar de Cássia, e Dani Ortolan substituiu Caty.
Mas foi o Santos que aproximou-se de balançar as redes. Aos 36, Brena cruzou para a grande área, buscando Ketlen. Mónica Ramos fez o desvio, e quase mandou contra a própria meta. Na sequência, na cobrança do escanteio, Lorena afastou o perigo.
Aos 43, Ketlen ainda tentou arriscar de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo, após desvio na lateral Sinara. No minuto seguinte, em bate e rebate dentro da área tricolor, a defesa conseguiu afastar.
Três minutos depois, a solução quase veio do banco de reservas. Gabizinha, que tinha entrado pouco antes, cruzou para Dani Ortolan. A centroavante conseguiu chegar na bola, mas acabou desperdiçando a chance do empate.
O Grêmio não assustou mais o Santos e saiu da Vila Belmiro com a derrota. Agora, as Gurias Gremistas ficaram próximas da zona de rebaixamento. São dois pontos que separam o time gaúcho do Cresspom-DF, adversário da próxima rodada do Brasileirão Feminino.
Ficha técnica
Brasileirão Feminino — 7ª rodada
Santos 2x1 Grêmio
SANTOS
Vivi; Gi Oliveira, Tayla, Kaká (Camila Martins, 39'/2ºT) e Stabile; Brena, Ana Clara (Júlia Daltoé, 9'/2ºT) e Fernanda (Gadu, 39'/2ºT); Thaisinha (Ketlen, 17'/2ºT), Jane e Cristiane.
Técnica: Tatiele Silveira.
GRÊMIO
Lorena; Sinara, Mónica Ramos, Tuani e Jéssica Soares; Tchula (Raissa Bahia, 46'/2ºT), Jéssica Peña, Karla Alves (Gabizinha, 46'/2ºT), e Pri Back; Caty (Dani Ortolan, 32'/2ºT) e Cássia (Dani Barão, 12'/2ºT).
Técnica: Patrícia Gusmão.
Gols: Cristiane (S), aos nove minutos, Jéssica Soares (G), aos 20, e Thaisinha (S), aos 29, do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Sinara (G) e Brena (S)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Arbitragem: Lucas Canetto Bellote, auxiliado por Juliana Vicentin Esteves e Izabele de Oliveira.
PRÓXIMO JOGO
BRASILEIRÃO FEMININO — 8ª RODADA
30/4/2022 — 16h
GRÊMIO x CRESSPOM-DF