Jogando com a presença de seus torcedores, as Gurias Gremistas conquistaram um resultado inédito neste Brasileirão Feminino, diante do Esmac-PA, neste sábado (16). Foram necessárias seis rodadas para que o time vencesse sua primeira partida. O gol saiu dos pés da capitã Pri Back, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
Depois da pausa para a data Fifa, a partida representava um recomeço para o time, que buscava deixar a zona de rebaixamento da tabela. Para isso, teve um reforço especial: pela primeira vez, o Grêmio jogou com a presença da torcida como mandante.
O time de Patrícia de Gusmão começou pressionando desde os primeiros minutos. Caty, Pri Back e Dani Ortolan eram as principais figuras nas finalizações. Mas, restava, um último capricho na hora de bater para o gol. Durante o período de treinos, este foi um dos quesitos que a treinadora aproveitou para aprimorar.
Aos 41 minutos, Karva Alves deu um passe preciso para Dani Ortolan chegar batendo para o gol. O chute saiu sem força, e a goleira Letícia conseguiu impedir o que seria o primeiro gol. Na sequência do lance, o Grêmio ficou com a sobra e quando Jéssica Soares invadia a pequena área pelo lado esquerdo, foi derrubada. Pênalti marcado. Com chute rasteiro, de perna direita, Pri Back marcou, e deixou o time em vantagem: Grêmio 1 a 0.
O Esmac chegou a levar mais perigo no segundo tempo, mas Lorena, goleira da Seleção Brasileira, impediu o sucesso das adversárias. Aos 25 minutos do segundo tempo, em uma das oportunidades mais claras, o time contou com o apoio de Jéssica Soares, que avançou até a linha de fundo, e cruzou do lado esquerdo. Dani Ortolan chegou dividindo com a goleira e a bola saiu para fora.
Sem mais gols na etapa final, o placar determinou a vitória do Grêmio, por 1 a 0. Além de comemorar o primeiro tento na competição, outro aspecto que apresentou sinais de correção foi a defesa. Depois da estreia, esse foi o segundo jogo em que as adversárias passaram em branco.
Com o resultado, a equipe subiu para a oitava posição na abertura da rodada, somando sete pontos. O próximo compromisso será diante do Santos, na segunda-feira (25), às 20h, na Vila Belmiro.