Contratado pelo Porto na metade de 2021 por 15 milhões de euros, Pepê tem chamado a atenção no futebol português por estar atuando em uma posição diferente da qual se destacou com a camisa do Grêmio. Escalado como lateral-direito nas últimas três partidas dos Dragões, o atacante ganhou a confiança do técnico Sergio Conceição e está próximo de dois títulos nacionais.
Pepê virou um jogador de defesa no Porto por conta da falta de alternativas para o setor. No clube desde 2015, o mexicano Jesús Tecatito Corona foi negociado com o Sevilla, em janeiro. Reserva imediato, Wilson Manafá teve uma lesão grave no joelho e ainda está afastado. Além disso, o jovem João Mario não conseguiu se firmar na posição, fazendo com que Sergio Conceição fizesse a aposta no ex-jogador gremista.
Titular no ataque do time português desde a venda do colombiano Luis Díaz para o Liverpool, Pepê é elogiado por também cumprir as tarefas defensivas de um lateral, embora tenha uma origem ofensiva.
— É um jogador explosivo, desequilibra no uma para um, ganha em agressividade e consegue partir de trás para a frente de forma interessante, jogando a lateral. Tem evoluído de forma positiva, com algum caminho a percorrer, mas mais familiarizado com o futebol europeu e isso deixa-me agradado — comentou o técnico Sérgio Conceição após a vitória sobre o Portimonense, a primeira do ex-gremista como lateral.
Para a imprensa portuguesa, embora a escolha seja surpreendente, Pepê está apresentando um bom desempenho como lateral-direito. É o que afirma Luís Cristóvão, comentarista do Canal Antena 1, de Portugal.
— Não deixa de soar algo estranho. Havia a ideia dele ser o substituto direto do Luis Díaz como um extremo atuando pela faixa esquerda. Por outro lado, faz sentido dentro da ideia do técnico, já que é um setor com muitos problemas — comenta Cristóvão, elogiando a adaptação do jogador aos aspectos táticos defensivos:
— Pepê deu mais do que se esperava, especialmente no momento ofensivo, por vezes mais aberto, por vezes por dentro. Contrariando a ideia de que jogadores que chegam do Brasileirão sofrem no entendimento de posicionamento e questões táticas de defesa.
Restando três rodadas para o encerramento do Campeonato Português, o Porto é o líder da competição, com seis pontos na frente do Sporting. Uma vitória neste sábado diante do FC Vizela, combinada com um tropeço do time de Lisboa, que enfrenta o Gil Vicente, assegura o título aos Dragões. O clube também pode fazer a dobradinha se vencer a Taça de Portugal. A decisão diante do Tondela está marcada para 22 de maio.