Na tarde desta segunda-feira (11), o Grêmio abriu a preparação para enfrentar a Chapecoense, na Arena, na sexta (15), pela segunda rodada da Série B. Roger Machado deve promover no mínimo uma troca no time titular. Por outro lado, os atacantes Diego Souza e Elkeson avançam em questões físicas para ficar à disposição da comissão técnica.
No aquecimento, os dois centroavantes estiveram juntos com os companheiros na tradicional "roda de bobinho". Depois de um breve bate-papo com o treinador, o elenco foi dividido em três partes. No campo auxiliar, já que o central passa por troca para o plantio de grama de inverno, os titulares utilizados diante da Ponte Preta, no último final de semana, tiveram atividades mais leves com carga física e com bola. Junto deles, Elkeson esteve presente. Foram dois os atletas ausentes na relação: Villasanti, que apenas correu, e Rodrigues, preservado, realizou treinos na academia.
O reforço, que sequer foi anunciado oficialmente, tem sessões de pré-temporada, já que está sem atuar há cinco meses. Deve ficar à disposição apenas no final deste mês. Já Diego Souza, que se recupera de dores na coxa esquerda, trabalhou com os fisiologistas. Um teste deverá ser promovido para o jogador para determinar sua escalação no próximo duelo.
Na saída da atividade, o atacante Ferreira saiu mancando. Segundo a assessoria de imprensa do Tricolor, a questão foi causada em uma pancada no jogo anterior e não preocupa. Confira o vídeo:
Nicolas, que sofreu uma lesão na panturrilha esquerda antes das finais do Gauchão, correu pela primeira vez desde que passou a desfalcar o time. O lateral-esquerdo pode retornar à na próxima semana. Enquanto isso, Diogo Barbosa deve seguir como titular da equipe. Outro que se aproxima de ser reintegrado é Michel. O campeão da América terminará o período de transição nos próximos dias.
Ainda na dependência do ataque, Roger Machado deve confirmar a entrada de Edilson na lateral. Com isso, Rodrigues ficaria como alternativa para a zaga, posição de origem, ou pelo flanco. Sendo assim, conforme a análise dos treinos de terça e quarta, a escalação gremista diante da Chapecoense deve ter: Brenno; Edílson, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Campaz, Ferreira e Elias (Diego Souza).
O treinador ainda orientou uma espécie de coletivo de reservas contra suplentes. A equipe mais próxima dos titulares era composta por: Adriel; Edilson, Heitor, Natã e Thiago Rosa; Thiago Santos; Janderson, Benítez, Gabriel Silva e Gabriel Teixeira; Ricardinho. As sessões até o embate na Arena serão realizadas somente no turno da tarde.