Na ausência de Diego Souza, que sentiu lesão muscular na coxa direita diante do Novo Hamburgo, o Grêmio terá Elias como centroavante no clássico Gre-Nal 435, no Beira-Rio, na próxima quarta-feira (9), às 21h. O jovem, que é ponta de origem, está sendo adaptado na função. Porém, todos os gols do jovem de 20 anos na carreira como profissional foram assinalados como referência no ataque.
Até o momento, no time principal, o jogador acumula 15 aparições, num total de 620 minutos disputados. Os números não são de sete jogos completos no somatório. Nas atuações, o camisa 18 marcou em seis ocasiões.
GZH analisou as partidas que Elias entrou ou começou apenas como referência do setor. Ou seja não teve outro atleta dividindo a posição na frente. No recorte, foram 429 minutos com todos os seis gols marcados. O retrospecto indica que não chega a cinco jogos completos.
Na compreensão de Roger Machado, o atacante pode executar a função no comando de ataque com características diferentes de Diego Souza, titular da posição:
— O Elias é o único jogador de frente que temos hoje. Ele é oriundo do lado. A especialidade dele é do lado. Está sendo adaptado para ser um nove de movimentação. Ele tem algumas características parecidas, sem querer comparar, com o Borja. Embora não seja alto, tem uma boa impulsão e gera perigo de gol. Usei ele pelo lado, mas também o vejo como um centroavante que podemos ter na referência — declarou Roger sobre Elias.
A comissão técnica gremista terá duas atividades para adaptar e entrosar a equipe pro clássico desta semana. Sem outra opção, o jovem ganhará confiança e orientações especiais dos comandantes e companheiros.
Jogos que Elias atuou como centroavante:
2022
- Caxias - 2 gols (63 minutos)
- Brasil - 1 gol (90 minutos)
- União-FW - 1 gol (87 minutos)
2021
- São Luiz (85 minutos)
- Caxias (24 minutos)
- Aragua - 2 gols (em 9 minutos)
- La Equidad (31 minutos - saiu lesionado)
- Fortaleza (8 minutos)
- Juventude (15 minutos)
- Palmeiras (17 minutos - como atacante)