Renato Portaluppi deixou o comando do Grêmio em 15 de abril de 2021, porém sua última passagem como técnico pelo clube ainda repercute no cenário esportivo. Em entrevista ao "Tá na Área", do SporTV, o ídolo gremista falou sobre os poderes que tinha no clube e analisou o momento do Tricolor, agora na Série B do Brasileirão e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pela primeira vez.
— Fiquei quase cinco anos no Grêmio e conquistamos sete ou oito títulos. E digo com toda a humildade do mundo: eu não tinha a chave da Arena, tinha a chave do CT. Todo treinador que se garante tem que ter a chave do CT. Quando as coisas dão errado, o treinador que é o demitido. Eu combinava assim com o presidente: ele cuidava da Arena, eu do CT. Me metia em todos os departamentos. Se via algo errado, falava com profissionais para eles mudarem — disse Renato, destacando suas virtudes para circular em todas as áreas do Grêmio:
— Se você é competente, você tem de ter a chave do clube, ao menos do CT. Eu me metia em todas as áreas do clube, sim. Eu entendo de todos os babados, conversava com todos os profissionais e as coisas andavam tranquilamente.
Após a saída de Portaluppi, o Grêmio já teve quatro treinadores. Além de Roger Machado, que agora comanda o Tricolor, passaram pela casamata Tiago Nunes, Felipão e Vagner Mancini.
Nenhum deles, contudo, conseguiu ter o mesmo desempenho de Renato e viram o time ser rebaixado no Brasileirão. Sobre o momento gremista atual, porém, o ídolo não quis se manifestar. Contudo, generalizando, frisou que o futebol reúne muitos profissionais sem a competência necessária:
— Não posso falar do atual momento do Gremio. O que está acontecendo lá eu sei. Mas não cabe a mim, cabe ao clube responder. De forma geral, não especificamente no Grêmio, o futebol é a profissão que emprega mais gente incompetente no mundo. Muita gente tem o poder da caneta, em qualquer clube do mundo, mas não entende absolutamente nada. A minha amizade com presidente, funcionários e jogadores continua. Mas eu prefiro me omitir do momento atual do clube.