A demissão de Vagner Mancini e a contratação de Roger Machado deixou uma lacuna no comando técnico do Grêmio. A partida entre o Tricolor e o União-FW, em Frederico Westphalen, terá César Lopes na casamata gremista. Ele também já treinou a equipe nas duas primeiras partidas do Gauchão desta temporada, mas com o time de transição — contra o Caxias e o Brasil-Pel.
Aos 38 anos, César ganhou suas primeiras oportunidades em competições profissionais na temporada de 2022. Agora, irá estrear com o time considerado titular, com jogadores como Diogo Barbosa, Lucas Silva e Bruno Alves, todos com rodagem pelo futebol brasileiro.
O treinador chegou ao Grêmio em 2004, como estagiário. Desde então saiu da escolinha do Tricolor, no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, e chegou à Arena. César passou por todas as categorias de base do clube (da sub-10 até a sub-20). Nas suas mãos, inúmeros jogadores do grupo principal passaram, muitos que serão comandados por ele nesta quarta.
No ano passado, com a saída de Thiago Gomes para ser auxiliar do time profissional, Cesinha, como é conhecido, assumiu o time de transição. Sob seu comando, Pedro Lucas, Elias Manoel e companhia foram campeões do Brasileirão de Aspirantes, batendo o Ceará na decisão.
— Ele é uma cria da casa, que construiu esse caminho. Agora que surgiu a oportunidade, tenho certeza que vai aproveitar da melhor forma. Ele costuma montar times muito competitivos e agressivos, que rompem linhas, mas também bem organizado defensivamente. Tenho certeza de que vai fazer um bom jogo — conta Francesco Barletta, coordenador da base do Grêmio.
Além do título de Aspirantes, César já tinha vencido outros títulos anteriormente à frente da base tricolor. Ele conquistou o Efipan, quatro vezes o Gauchão e a Copa Ipiranga sub-20.
— Eu sempre sonhei em ser treinador de futebol e trabalhei muito para isso. Estar à frente do Grêmio nas primeiras partidas do Gauchão, que foi o clube que sempre me oportunizou, vai ser muito gratificante —disse César à ESPN antes das primeiras rodadas do Estadual.
O Tricolor e o União-FW se enfrentam, a partir das 19h, na Arena União-FW, pela sétima rodada do Gauchão. Os gremistas lideram a competição com 14 pontos, três a mais do que o segundo colocado.