A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou e as Gurias Gremistas enfrentarão o Cruzeiro pela Supercopa do Brasil. A partida está marcada para a próxima sexta-feira (4), a partir das 21h30min, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Quem vencer se classifica, o perdedor se despede da competição. Se houver empate, a decisão será nas penalidades máximas.
Para esta temporada, o adversário do Grêmio anunciou, oficialmente, cinco reforços: a meia Rafa Andrade (ex-Palmeiras), a volante Robinha (ex-Minas Brasília), a goleira Rubi Suzie (ex-Botafogo), a meia Rita Bove (ex-Santos) e a lateral Nine (ex-Bahia). Além disso, o técnico Rodrigo Campos segue no comando da equipe. Entretanto, foram muitas saídas em relação ao elenco de 2021 — clube anunciou que 10 atletas se despediram do time.
— Em relação ao ano passado, o time mudou muito. Então, ainda não podemos falar muito sobre os novos nomes. O Cruzeiro perdeu lateral, zagueira, goleira, volante, meia. Teve um amistoso fechado, mas não foram divulgadas informações a respeito. Do que sabemos extraoficialmente, o Cruzeiro vem mais forte e mais experiente do que no ano passado. Mas temos de ver se vai encaixar — explica a jornalista Natalia Andrade, a Naty do portal Onze Minas.
No Estadual, as Cabulosas ficaram no quase. Classificadas na liderança, na fase inicial, elas venceram o Ipatinga por 1 a 0 na semifinal, mas acabaram derrotados pelo Atlético-MG na decisão, também pelo placar mínimo. Durante a competição, acumularam cinco vitórias e duas derrotas. Foram, ainda, 17 gols feitos e quatro sofridos.
Um dos principais destaques da equipe mineira é a meia-atacante Vanessa, que está no clube desde a reabertura do departamento de futebol feminino.
— Ela é muito rápida e joga em diferentes posições, é polivalente. Às vezes, dentro de um mesmo jogo, ela altera a posição. Então, ela sabe atuar como meia, como volante, como ponta. É uma excelente atacante e uma das principais características dela é a cobrança de falta. Ela está no Cruzeiro desde a refundação do futebol feminino e é muito identificada com o clube. Então, isso é um fator a mais para ela — relata a jornalista.
O vencedor do duelo entre Cruzeiro e Grêmio enfrentará Flamengo ou Esmac na fase subsequente da competição nacional. A semifinal está prevista para 9 de fevereiro.