A temporada de 2022 já começou oficialmente para o Grêmio. E o novo ano chega repleto de novidades para o grupo, especialmente com relação ao elenco. Em meio a diversas saídas, o clube já anunciou 10 contratações, e mais reforços serão anunciados.
O planejamento do diretor do futebol feminino Iura, ex-atleta do clube, é trabalhar com um grupo de 25 jogadoras. Para tornar o time ainda mais competitivo e com protagonismo no cenário da modalidade, além dos reforços já oficializados, a ideia é anunciar mais duas atletas até o próximo dia 15 de janeiro — contratações que chegam para a defesa e meio-campo. Negócios pontuais também não estão descartados, e a comissão avalia, no mercado, uma reposição para a lateral-direita.
Até agora, as Gurias Gremistas já tiveram 10 chegadas. São elas: as zagueiras Mónica Ramos e Tuani, a lateral-esquerda Jéssica Soares, a volante Jéssica Peña, a meia Karla Alves, as atacante Catyellen, Luana, Cássia, Dani Barão e Dani Ortolan.
A intenção da diretoria e da comissão técnica é dar espaço para jovens que estão sendo formadas na base, mas sem acelerar processos. Seguindo as novas diretrizes das competições da CBF, o clube está trabalhando com as categorias sub-17 e sub-20, que, a partir deste ano, irão substituir respectivamente as divisões sub-16 e sub-18.
Renovações e saídas
Após a perda do título do Gauchão Feminino, nos pênaltis, para o Inter, diversas atletas iniciaram suas despedidas. Ao todo, 16 jogadoras deixaram o Grêmio. A decisão, de acordo com o clube, se deu, em parte, pela nova reformulação do grupo e das próprias profissionais em transações com outros times.
Em contrapartida, oito atletas tiveram seus contratos renovados. São elas: a goleira Lorena, as laterais Sinara e Lais Giacomel, as meio-campistas Pri Back, Rafa Levis e Raissa Bahia, a volante Tchula e atacante Gabizinha. Além da técnica Patrícia Gusmão, que será mantida, ao menos, até o início da próxima temporada no comando do time. Após a disputa da Supercopa, a comissão técnica passará por uma nova avaliação.
Calendário para 2022
A primeira competição do ano para o grupo, que já se reapresentou para a realização de exames nesta primeira semana, será a Supercopa do Brasil, marcada entre 6 e 13 de fevereiro. A definição das adversárias ainda será divulgada pela CBF, mas estão na competição as seguintes equipes: Corinthians, Cruzeiro, Esmac, Flamengo, Inter, Palmeiras e Real Brasília.
Posteriormente, seguindo o calendário, está o Brasileirão Feminino. Com 16 equipes participantes, o torneio ocorre de 6 de março a 25 de novembro, com 21 datas e 134 jogos. No período, haverá pausa para a Copa América feminina, entre 20 de junho e 7 de agosto. A última competição prevista é o Gauchão Feminino, de 26 de junho até 6 de novembro .
Quanto às categorias de base, são duas competições com datas já anunciadas:
Campeonato Brasileiro feminino sub-20
- 24 clubes participantes
- 13 datas e 90 jogos
- início: 03/05
- fim: 02/07
Campeonato Brasileiro feminino sub-17
- 12 clubes participantes
- 5 datas e 22 jogos:
- início: 13/04
- fim: 30/04