O Grêmio abrirá a temporada 2022 do grupo principal no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Pela programação do departamento de futebol, o clube dará início aos trabalhos de preparação na estrutura construída para receber a base. Como os campos do CT Presidente Luiz Carvalho estão em manutenção, a opção foi por levar os jogadores para Eldorado.
A apresentação será no CT da Capital, mas os treinamentos serão conduzidos pela comissão técnica em Eldorado do Sul. A previsão inicial aponta um período entre sete e dez dias de atividades no CFT. O grupo de transição, que será escalado na largada do Gauchão, utiliza o espaço desde a apresentação.
O técnico Vagner Mancini chega a Porto Alegre neste domingo para definir os últimos ajustes da pré-temporada. Algumas das questões que ainda serão debatidas será a adoção ou não do regime de concentração em um hotel ou se os jogadores serão liberados para dormir em casa nos primeiros dias de treinos.
O CFT Hélio Dourado conta com toda a estrutura necessária para o grupo principal. Após as reformas e construções das novas áreas, o espaço conta com academia, espaço para o departamento médico, além de quatro vestiários para os atletas e um específico para as comissões técnicas.
Na parte central do CFT está localizada a residência esportiva, composta por sala de acolhimento, refeitório, salas de convivência, sala de estudo, auditório, entre outras acomodações.
O refeitório tem uma área total de aproximadamente 761 metros quadrados, equipado com cozinha industrial completa e ambientado com imagens alusivas à torcida gremista e sua paixão dedicada ao clube. O estádio também foi utilizado pelo Grêmio no retorno do Gauchão em 2020. O clube mandou o jogo contra o Ypiranga no local.