Sem Douglas Costa para a sequência da temporada, o Grêmio tem algumas alternativas formadas nas categorias de base para preencher a vaga aberta com a saída do meia-atacante. Sem dinheiro para buscar opções no mercado, a alternativa de promover peças das categorias de base ganhou a preferência da direção. O clube realizou alguns movimentos nesse sentido ao observar Rubens, que voltou da disputa da Copa São Paulo e passou a treinar com o time principal.
O atacante é elogiado pela condição técnica, mas é visto internamente mais como uma alternativa para a lesão de Jhonata Robert. Rubens, apesar de ter velocidade, tem mais características de criar oportunidades do que ser um finalizador. Elias, que treina como centroavante com a transição, e vai iniciar como titular no Gauchão, tem histórico de ser utilizado como extrema nas equipes de base e também pode ser aproveitado pelo lado.
Outras alternativas jogam mais ao estilo de Douglas Costa: Vini Paulista, Zinho e Nathan. Do trio, só Vini Paulista é opção no grupo de transição para o início do Gauchão. Aos 20 anos, é um jogador que se afirmou na última temporada. Foi titular na campanha do título do Brasileirão de Aspirantes e marcou seis gols. Terminou como vice-artilheiro da equipe, só atrás de Elias.
Zinho é um atacante de 18 anos e que subiu para o sub-20 no ano passado. É elogiado pela velocidade e boa qualidade no confronto um contra um. Mas pela idade ainda oscila entre momentos do jogo.
A grande expectativa na formação é por Nathan. O jogador é muito elogiado pela capacidade técnica, mas com apenas 17 anos ainda precisa evoluir fisicamente e também na parte de maturidade.
– Nathan teve algumas lesões recentemente, mas vai fazer 17 anos em 2022. É um jogador diferente, mas está em fase de preparação para conseguir sustentar fisicamente o jogo. Tem uma técnica muito apurada. É um dos melhores da nova geração – comentou Douglas Rodrigues, ex-técnico da categoria sub-19 e que trabalhou com o jogador nas últimas temporadas.