O Grêmio, enfim, vai reencontrar sua torcida na Arena. O duelo contra o São Paulo marcará o retorno dos torcedores ao estádio depois de uma liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinar que o clube jogasse com portões fechados em virtude da invasão de campo ocorrida após a derrota contra o Palmeiras, ainda em outubro.
A limitação ficou em vigor nas partidas contra o Fluminense, Bragantino e Flamengo, mas foi revogada após o STJD julgar o caso do Tricolor e estabelecer apenas o fechamento da arquibancada norte, de onde saíram os invasores no duelo contra o alviverde paulista no mês retrasado. GZH traz todas as informações sobre o retorno da torcida à Arena do Grêmio nesta quinta-feira. Confira:
Quantos jogos o Grêmio ficou sem público?
Foram três jogos em que o Tricolor teve que jogar sem a presença dos seus torcedores na Arena. O time teve um retrospecto de duas vitórias, contra Fluminense e Bragantino, e um empate, contra o Flamengo.
Quantos jogos o Grêmio teve antes de ficar sem público?
Desde a volta do público aos estádios, o Tricolor atuou quatro vezes com público na Arena. O jogo da volta foi a derrota para o Sport por 2 a 1, no dia 3 de outubro. Depois daquele, foram mais duas partidas, contra o Atlético-GO (1x1), o Juventude (3x2) e o Palmeiras (1x3), no jogo que provocou a punição para o clube gaúcho em virtude da invasão de gramado após o término dos 90 minutos.
Como ficou a punição do STJD?
O Grêmio ficou permitido de receber sua torcida na Arena novamente, mas o setor arquibancada norte, em que fica a Geral do Grêmio, ficará interditado por mais sete partidas. O clube também foi punido com multa de R$ 100 mil. A pena de interdição da área em que fica a Geral do Grêmio foi de 10 jogos — como o time de Vagner Mancini disputou as partidas contra Fluminense, Bragantino e Flamengo com as arquibancadas vazias, o setor interditado terá de ficar sem receber público por mais sete confrontos — além de São Paulo e Atlético-MG em 2021, os cinco primeiros jogos de 2022 em competições organizadas pela CBF.
Onde os torcedores da arquibancada norte assistirão aos jogos?
Todos os sócios arquibancada norte serão realocados para a superior norte. Acesso exclusivo com a carteirinha de sócio pelos portões R e V.
E os ingressos para o jogo contra o São Paulo?
Começaram a ser vendidos às 9h desta quarta-feira. Com a totalidade da Arena liberada (com exceção da arquibancada norte), não será mais necessária a realização de check-in. Desta forma, todos os sócios que possuírem assento ou lugar na arquibancada norte e que estiverem com suas contribuições mensais em dia poderão acessar o estádio utilizando os seus cartões de acesso.
Sócios-torcedores, sócios infantis e público geral poderão garantir as suas entradas comprando ingressos no site www.arenapoa.com.br, a partir do dia 1/12, conforme cronograma de ondas de vendas .
E os protocolos para acessar a Arena?
- A partir deste jogo, voltam a funcionar os cartões de acesso dos associados. Ou seja, não será mais necessário imprimir os ingressos no sistema da Arena;
- Novos sócios-torcedores, que ainda não retiraram os seus cartões de acesso, deverão levar os ingressos impressos;
- Os assentos voltarão a ser numerados em todos os setores em que esta prática é tradicionalmente adotada. Desta forma, a acomodação nas cadeiras seguirá conforme as numerações dos cartões de acesso e dos ingressos emitidos, devendo ser respeitada por todos;
- A abertura dos portões do estádio será às 18h e, para evitar aglomeração, é muito importante que os torcedores entrem antes e se acomodem nas cadeiras o mais cedo possível;
- É obrigatório o uso de máscara apropriada contra a covid-19 nas dependências da Arena;
- O consumo de alimentos e bebidas só será permitido nos assentos, e a compra poderá ser feita por meio de QR codes espalhados pelo estádio, com o objetivo de minimizar as filas;
- O distanciamento nas filas dos bares e dos banheiros deverá ser respeitado, bem como durante a circulação pelas dependências da Arena.
Opções de transporte coletivo
Linha F04 (Futebol Arena) — Três veículos irão atender ao público no deslocamento para o estádio. As viagens com destino à Arena saem do Largo Glênio Peres, no Centro, a partir das 18h. Depois do término da partida, cinco veículos sairão do Terminal Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no Largo Glênio Peres.
Linha T2.3 Arena — Serão disponibilizados cinco veículos para o atendimento ao evento, com saída em direção ao estádio a partir das 17h25min, do Terminal da Rua Peri Machado. No final da partida, o embarque será no Terminal Padre Leopoldo Brentano, e o desembarque na Peri Machado.
Lotação (Linha 60.4 - Parque Humaitá) — A partir das 18h, três veículos irão partir do Terminal Sete de Setembro, no centro, em direção à Arena, com desembarque na Avenida A. J. Renner. No final do jogo, o embarque ocorrerá na Avenida Padre Leopoldo Brentano e o desembarque no Terminal Sete de Setembro.
Bloqueios no trânsito
Às 18h, horário de abertura dos portões, a Avenida Padre Leopoldo Brentano e a BR-448 deverão ser bloqueadas. Ao término do jogo, quem estiver estacionado com o carro no E1, com saída pelos portões 4 e 5, e no E2 poderá ser direcionado para a BR-448, sentido Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a Avenida Voluntários da Pátria.
Como chegar à Arena
Fluxo de Porto Alegre
- — Avenida Sertório, Rua Dona Margarida, Rua Edu Chaves, alça de acesso para a Rua Dona Teodora
- — Avenida Farrapos, Avenida A.J. Renner
- — Rua Voluntários da Pátria
- — Terceira Perimetral, Rua Souza Reis, Rua Edu Chaves, alça de acesso para a Rua Dona Teodora, Avenida A.J. Renner.
Fluxo do Interior
- — Avenida dos Estados, Avenida Farrapos, Avenida A.J Renner
- — Avenida Guilherme Schell, Avenida Ernesto Neugebauer, Avenida José Pedro Boéssio
- — BR-290 (Freeway), Acesso DC Navegantes/Humaitá, Rua Voluntários da Pátria
Acessos aos estacionamentos
- — Avenida Voluntários da Pátria: quem transitar por esta via poderá acessar todos os estacionamentos, contornando para a Arena;
- — Avenida A.J. Renner: veículos vindos desta via deverão acessar a Avenida Gilberto Lehnen (após a rótula) para chegar ao estacionamento E2, ou seguir para a rua Airton Ferreira da Silva em direção aos estacionamentos da Arena E1, e/ou portões 1 ao 5.