O Grêmio divulgou a lista de jogadores para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022, que se inicia na primeira semana de janeiro. Serão 30 jogadores da categoria sub-19 inscritos no torneio: quatro goleiros, cinco zagueiros, quatro laterais, oito meias e nove atacantes.
Na primeira fase da competição, a principal de base no país, o Tricolor ficará na cidade de Jaú. A equipe gaúcha está no Grupo 10, junto com XV de Jaú-SP, Castanhal-PA e Mixto-MT.
Com a atual situação do Tricolor, que irá disputar a Série B do Brasileirão em 2022, o técnico Vagner Mancini pode aproveitar eventuais destaques da competição no time profissional para a disputa dos campeonatos da temporada.
GZH selecionou três nomes que podem aparecer na equipe principal. Confira:
1) Ronald
Ele é tido como um dos volantes de projeção futura no Grêmio e elogiado internamente na base. Recentemente, foi convocado para a seleção brasileira sub-18 para a disputa da Revelations Cup, no México. O jovem atuou em jogos da campanha do título do Brasileirão de Aspirantes e também no Brasileiro sub-20 na última temporada. Ronald chegou ao clube ainda na escolinha. Tem o DNA de formação gremista e renovou seu contrato até 2025.
2) Lucas Kawan
Mais um jogador da base que foi convocado para a seleção brasileira sub-18 recentemente. Depois de ser rejeitado no Cruzeiro e no Atlético-MG, foi para o Grêmio, onde se afirmou no futebol. Ele é considerado um lateral-direito de boa chegada ao ataque e com segurança defensiva. Com a saída de Rafinha e a uma possível venda de Vanderson, a lateral será uma posição carente no elenco gremista.
3) Cuiabano
Assim como Lucas Kawan, é de uma posição carente no atual elenco gremista. Com Cortez sem renovar o contrato, Diogo Barbosa é o único lateral-esquerdo do time de Vagner Mancini. Isso pode fazer com que o jogador com passagem pelas seleções de base ganhe algumas oportunidades em 2022.
É um atleta com uma potência física. Chegou ao Grêmio aos 11 anos e recentemente renovou seu contrato até o fim de 2024.