O atacante Ricardinho acabou 2021 como o terceiro maior artilheiro do Grêmio no ano, atrás apenas de Diego Souza e Ferreira. No final de agosto, ele foi emprestado pelo Tricolor para o Maritimo-POR, em sua primeira experiência no futebol europeu.
O centroavante, que terminou o ano com 10 gols em 42 jogos, avaliou a temporada, a primeira como profissional, de maneira positiva, exaltando a oportunidade de jogar na Europa com 20 anos.
— Foi apenas minha primeira temporada como profissional. Acredito que chego ao fim do ano com aquilo que todo jovem precisa: crescer e amadurecer. Meus números são bons e eu tenho consciência que posso evoluir ainda mais. É seguir trabalhando e deixando meu máximo todos os dias nos treinos. Estou tendo grandes oportunidades na vida. A primeira de ter contrato profissional com uma equipe do tamanho do Grêmio e a segunda em poder, mesmo ainda novo, jogar no futebol europeu — disse Ricardinho, que completou:
— Aqui em Portugal, a questão tática é muito importante. Estou aprendendo a fazer alguns movimentos, leituras de espaços e melhorar o conhecimento que eu já tinha acumulado. Estou muito feliz com o crescimento e acho que posso mais.
Ricardinho tem contrato com o time português até o meio de 2022. Há a opção de compra por parte dos portugueses, ao final do vínculo, por 1,5 milhão de euros por 40% dos direitos econômicos do atleta.
Caso a cláusula não seja exercida, Ricardinho voltará ao Grêmio. No entanto, o Marítimo ficará com direito a 10% do montante de uma negociação futura. Com contrato renovado em março de 2020, a multa rescisória do atacante é de 80 milhões de euros.