A derrota do Grêmio no Gre-nal 434 por 1 a 0, neste sábado (6), no Beira-Rio, foi a quarta seguida do time sob comando do técnico Vagner Mancini. O duelo válido pela 30ª do Brasileirão fez com que a distância do Tricolor para a saída da zona de rebaixamento aumentasse para sete pontos. Com 17 derrotas e sete vitórias em 29 jogos, a equipe precisa vencer cinco ou seis jogos nos nove duelos restantes. O treinador projetou alterações no time titular para seguir a busca dos resultados positivos que precisa.
— Não tenho dúvida que o torcedor do Grêmio acredita, porque a história do clube é essa. Se supera, busca, tem tentado, mas tem encontrado dificuldades, essa é a verdade. Óbvio que são sete vitórias ao longo do campeonato, e que precisamos de seis agora, mas é possível e acreditamos. Estamos baseados no trabalho que é feito, não só dentro de campo mas também no emocional — afirmou Mancini, em entrevista coletiva após o jogo.
O esquema com três volantes foi repetido da partida contra o Atlético-MG, no meio da semana. A novidade foi a dupla Geromel e Kannemann iniciando o jogo. A produção ofensiva vista no Mineirão, no entanto, não aconteceu no Beira-Rio. Depois de insistir na organização do meio de campo assim, Mancini admitiu que chegou a hora de rever suas estratégias e procurar alternativas dentro das quatro linhas para chegar aos resultados.
— O mais importante é olhar o todo e buscar as melhores formações. Se uma não me traz resultado, busco com outra. Que se também não der, buscarei outra, com outros atletas. Tenho que buscar um time que dê respostas com vitórias. Vi evolução em muitas coisas, mas a que precisamos ainda são as vitórias. O Grêmio precisa voltar a vencer e para isso faremos o necessário — destacou.
Os ânimos dos jogadores gremistas se mostraram alterados durante e depois do jogo. Rafinha mais uma vez encarou um gandula da partida e precisou ser contido pelo quarto árbitro, no segundo tempo. Após o apito final, a provocação de Patrick, com um caixão azul e preto nas mãos incomodou Bruno Cortez, que foi cobrar o adversário e gerou uma confusão generalizada. Ambos foram expulsos. Antes de lamentar a confusão, Mancini ressaltou a importância de recuperar ainda mais a capacidade mental de seu elenco:
— O jogo foi tenso, normalmente é. Valia muito para ambas equipes. Este contexto faz com que uns sintam mais do que os outros. Precisamos reequilibrar esses atletas, porque precisamos deles. Não temos outros, vamos confiar neles. É momento de passar confiança porque temos algo a buscar, é importante que eles se sintam fortalecidos. Seja pelo carinho da torcida, esforço do dia a dia ou lado familiar.
O próximo compromisso gremista no Brasileirão está marcado para a próxima terça (9), às 21h30min, contra o Fluminense, na Arena. O Grêmio soma 26 pontos e ocupa a 19ª posição da tabela a 10 jogos do fim da competição.