Desde que saiu do Grêmio rumo a Portugal, Pepê ainda não conseguiu se firmar na equipe do Porto. Atuando desde julho pelos Dragões, o atacante chegou a ser utilizado pelos portugueses em jogos da Liga dos Campeões, mas saindo do banco e para atuar poucos minutos.
Até o momento, Pepê disputou apenas 12 jogos com a camisa do Porto. Em todos, foi reserva e ingressou no segundo tempo. Foram nove jogos válidos pelo Campeonato Português e três partidas de Liga dos Campeões — nos empates contra Milan e Atlético de Madrid, e na goleada sofrida para o Liverpool.
Segundo o SofaScore, plataforma especializada em estatísticas de futebol, o atacante tem uma média de 15 minutos por partida. Desde a chegada ao Porto, o Pepê marcou apenas um gol — na goleada por 5 a 0 sobre o Moreirense — e não deu nenhuma assistência para os companheiros.
O Porto comprou Pepê por 15 milhões de euros (R$ 98,6 milhões na cotação da época) em fevereiro deste ano. Porém, o atacante ainda permaneceu até o fim da disputa do Gauchão e viajou para Portugal em junho.
Pepê entrou em campo 144 vezes e marcou 33 gols pelo Tricolor. Ele participou das campanhas de Campeão Gaúcho entre 2018 e 2021.