O Grêmio está em seu terceiro técnico no Brasileirão. Após começar com Tiago Nunes e passar por Luiz Felipe Scolari, o Tricolor viu em Vagner Mancini a busca pela salvação do iminente terceiro rebaixamento para a Série B. Entre as trocas de comando, o interino Thiago Gomes dirigiu a equipe em duas oportunidades.
Mas o problema gremista são os treinadores? Os números indicam que não. Os profissionais que dirigiram a equipe escalaram diversos jogadores, realizaram mudanças táticas e de esquema, e o time passou todo o campeonato entre os quatro últimos colocados.
Dos três técnicos que dirigiram o time gremista, dois também comandaram outras equipes no campeonato. Após deixar a Arena com dois empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 9,5%, Tiago Nunes assumiu o Ceará. Após estrear com derrota para o próprio Grêmio, acumula quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas, com 42,85% de aproveitamento dos pontos disputados. Com ele, o time cearense ocupa o 10º lugar na classificação.
Por sua vez, Vagner Mancini trocou a segura campanha de sete vitórias, nove empates e cinco derrotas do América-MG para assumir o time gaúcho, pelo qual tem duas vitórias e cinco derrotas. Seu percentual caiu de 47,61% na equipe mineira para 28,5% na casamata gremista.
O único que não dirigiu outro clube no atual Brasileirão é Felipão, que deixou o Tricolor com seis vitórias, três empates e seis derrotas e um aproveitamento de 46,6%. Já o interino Thiago Gomes foi derrotado em seus dois jogos.
Pelos números, tanto o aproveitamento de Mancini no América-MG quanto o de Nunes no Ceará seriam suficientes para evitar uma queda para a Série B, assim como apenas o de Scolari.
Veja os números dos técnicos do Grêmio no Brasileirão:
Tiago Nunes
7 jogos
2 empates
5 derrotas
9,52% de aproveitamento
Luiz Felipe Scolari
15 jogos
6 vitórias
3 empates
6 derrotas
46,66% de aproveitamento
Vagner Mancini
7 jogos
2 vitórias
5 derrotas
28,57% de aproveitamento
Thiago Gomes (interino)
2 jogos
2 derotas
0% de aproveitamento
Veja os números dos técnicos do Grêmio em outros times do Brasileirão 2021:
Vagner Mancini
21 jogos pelo América-MG
7 vitórias
9 empates
5 derrotas
47,61% de aproveitamento
Tiago Nunes
14 jogos pelo Ceará
4 vitórias
6 empates
4 derrotas
42,85% de aproveitamento