A sequência de decisões do Grêmio no Campeonato Brasileiro teve, nesta terça-feira (23), mais um capítulo com resultado ruim e desempenho que gera otimismo em seus gestores. O técnico Vagner Mancini enalteceu o ponto ganho no 2 a 2, e destacou ainda mais o poder de reação que o time mostrou em campo com um jogador a menos. Com quatro partidas restantes, o treinador voltou a afirmar a confiança que tem em um alto índice de aproveitamento do Tricolor em campo.
— O que o histórico do campeonato mostra, e este ano a pontuação está mais alta, é que precisamos de mais nove pontos para escapar do rebaixamento. Vamos em busca de 12. O que me deixa feliz é que temos uma equipe que pode ganhar os jogos. Temos qualidade e estrutura. Hoje (terça) erramos, fomos machucados quando jogávamos bem. Mas depois fomos lá e empatamos com um jogador a menos, o que me dá uma amostra de que podemos jogar ainda melhor — analisou Mancini, em coletiva após a partida.
Embalados pelas duas vitórias sobre Bragantino e Chapecoense, Mancini repetiu a grande maioria da escalação, trocando apenas Kannemann, com dores no quadril, por Ruan. Do outro lado, encontrou um Flamengo que mandou a campo uma equipe alternativa porém ainda competitiva. Os cariocas pouparam os principais jogadores para a decisão da Libertadores que jogarão no próximo sábado, em Montevidéu.
— Foi um jogo tenso. O Flamengo não era o titular mas tem no time jogadores que jogam muito e seriam titulares em outros times. Não estou nos diminuindo em nada, não vou ficar aqui falando de erros ou acertos. E isso porque saímos atrás do placar, porque se saíssemos na frente, acho que estaríamos falando de outra vitória do Grêmio agora — comentou.
Mancini negou que estivesse satisfeito, pois entrou em campo esperando uma vitória. A pressão constante por resultados aumenta à medida que a chance de falhar diminui a cada rodada. O próximo duelo é contra o Bahia, 17º colocado com apenas um ponto a mais que o Grêmio na tabela.
— Com o Bahia não tem o que pensar, tem que ir e vencer. Qualquer outro resultado nos custará um esforço ainda maior. É importante porque é adversário direto. Temos que somar pontos, pois estamos chegando no final do campeonato — destacou.
Uma eventual vitória gremista em Salvador, na sexta-feira (25), diminui a diferença para a primeira colocação fora do Z-4 para 1 ponto, caso o Juventude tropece mais uma vez. O Tricolor gaúcho não contará com Jhonata Robert, expulso contra o Flamengo, nem com Lucas Silva, suspenso por receber o terceiro cartão amarelo. Douglas Costa deve ter condições físicas para atuar cerca de 45 minutos.