Afundado na zona de rebaixamento do Brasileirão desde que o campeonato começou, o Grêmio enfrenta o Fluminense, nesta terça-feira (9), na Arena, precisando desesperadamente de uma vitória.
Com apenas 26 pontos e com uma desvantagem de nove para o Santos, último time fora do Z-4, o Tricolor entrará em campo ainda mais pressionado. Afinal, precisa ganhar seis das nove partidas que restam para ter chances de evitar a queda para a Série B. Além disso, será preciso superar o sentimento de descrédito que as oito derrotas nas últimas 10 partidas deram ao torcedor.
Para Vagner Mancini, que irá para sua sexta partida, o duelo com os cariocas também tem significado. Afinal, ele foi trazido para recuperar o time e até o momento só tem uma vitória, a da esteia contra o Juventude. Depois, viu a equipe incorrer em velho erros e acumular quatro derrotas seguidas.
E para piorar o quadro assustador, o treinador não poderá contar com cinco titulares. O goleiro Gabriel Chapecó, o volante Villasanti e o atacante Miguel Borja estão com as seleções de Brasil, Paraguai e Colômbia, respectivamente, para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Além do trio, o volante Thiago Santos recebeu o terceiro cartão amarelo e o lateral-esquerdo Cortez foi expulso no Gre-Nal.
Com os desfalques somados à crise técnica do time, Mancini busca alternativas para ainda manter o Grêmio sonhando com a permanência na Série A. No gol, Brenno entrará naturalmente, assim como Diego Souza no ataque.
As dúvidas na escalação estão nas laterais, onde Vanderson pode retornar ao lado direito, com Rafinha indo para o banco de reservas ou sendo improvisado na esquerda, para suprir a ausência de Cortez, mesmo que Diogo Barbosa e Guilherme Guedes estejam à disposição. No meio, sem dois dos três volantes escalados nas duas últimas rodadas, o treinador gremista deverá optar pela presença de Mateus Sarará e de um armador, provavelmente o colombiano Campaz. Jean Pyerre é outra alternativa.
Nesta segunda, os jogadores realizaram um treinamento no CT Luiz Carvalho e Mancini fez algumas observações. A provável escalação tem: Brenno; Rafinha (Vanderson), Pedro Geromel, Kannemann e Rafinha (Diogo Barbosa); Lucas Silva e Mateus Sarará; Douglas Costa, Campaz (Jean Pyerre) e Ferreira; e Diego Souza.
Grêmio e Fluminense jogam nesta terça, às 21h30min, na Arena. A partida é válida pela 31ª rodada do Brasileirão.