Grêmio e Juventude se enfrentam neste domingo (17), às 18h15min, na Arena, pela 27ª rodada do Brasileirão. No primeiro turno, no Alfredo Jaconi, o clube da Serra levou a melhor ao bater o Tricolor, à época sob o comando do técnico Tiago Nunes, por 2 a 0, com gols de Paulinho Boia e Matheus Peixoto.
A principal mudança no Grêmio está na casamata. Após perder em casa para o Atlético-GO, por 1 a 0, na rodada seguinte, Tiago Nunes foi demitido. Naquela altura, ele tinha somado apenas dois pontos em oito partidas disputadas. Para o lugar dele, Felipão foi o escolhido.
No entanto, o velho conhecido da torcida tricolor não conseguiu comandar a reação do time no campeonato. A saída de Felipão foi oficializada depois da derrota para o Santos, por 1 a 0, no último domingo (10). Agora, o Tricolor aposta em Vagner Mancini, que chegou a Porto Alegre nesta sexta-feira (15).
Dentro de campo, dos jogadores que foram utilizados no revés do primeiro turno, dois deles já deixaram o Grêmio. Matheus Henrique foi negociado com o Sassuolo, da Itália, enquanto Ricardinho foi emprestado ao Marítimo, de Portugal.
Outros atletas que foram titulares na ocasião, como Gabriel Chapecó, Paulo Miranda, Diogo Barbosa e Victor Bobsin, não vinham sendo utilizados por Felipão, situação que pode ser alterada de acordo com as escolhas de Vagner Mancini.
Do lado adversário, mesmo que esteja próximo do Z-4, a diretoria do Juventude tem mostrado confiança no trabalho desenvolvido por Marquinhos Santos. Dos que foram a campo na vitória em Caxias do Sul, Matheus Peixoto, que se transferiu ao Metalist Kharkiv, da Ucrânia, e Matheus Jesus, que teve o contrato rescindido, não fazem mais parte do elenco. Além disso, o volante Elton sofreu uma grave lesão no joelho direito e volta a atuar apenas em 2022.
As escalação de Grêmio e Juventude no duelo do primeiro turno
Brasileirão — 8ª rodada — 30/6/2021
JUVENTUDE (2)
Marcelo Carné; Michel, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Elton (Cleberson, 31’/2ºT); Wescley (Fernando Pacheco, 31’/2ºT), Guilherme Castilho, Matheus Jesus (Marcos Vinicios, 21’/2ºT) e Paulinho Boia (Chico, 21’/2ºT); Matheus Peixoto (Didi, 44’/2ºT). Técnico: Marquinhos Santos
GRÊMIO (0)
Gabriel Chapecó; Rafinha (Vanderson, 32’/2ºT), Paulo Miranda, Geromel e Diogo Barbosa (Léo Pereira, 40’2ºT); Victor Bobsin; Douglas Costa, Darlan (Jean Pyerre, INT), Matheus Henrique (Luiz Fernando, 32’/2ºT) e Ferreira; Diego Souza (Ricardinho, INT).
Técnico: Tiago Nunes