Quando a bola rolar a partir das 16h no Estádio Vovozão pelo jogo de ida da final do Brasileirão de Aspirantes, o Grêmio irá em buscar do título inédito da competição de base, que antecede a ascensão das principais promessas do Brasil aos times profissionais.
O Tricolor já chegou à final em 2019, quando foi derrotado pelo Inter na final. Agora, encontrará na decisão o atual campeão do torneio. O Ceará não só foi o vencedor em 2020 como também eliminou seu principal rival na semifinal nesta temporada, garantindo-se na briga pelo bicampeonato (o que igualaria o feito do Colorado, campeão em 2017 e 2019).
O jogo de volta ocorre no dia 27 de outubro, com mando do Grêmio, às 17h, sem local definido. As finais terão transmissão ao vivo da CBF TV através do aplicativo e site Eleven Sports.
Como chega o Grêmio
A campanha gremista nos Aspirantes é de inspirar olhares mais aguçados. O time comandado por César Lopes, que volta à beira do gramado depois de cumprir suspensão contra o Avaí na semifinal, tem nove vitórias, cinco empates e duas derrotas em 16 jogos - as únicas derrotas foram para os cearenses, contra o Fortaleza na primeira fase e contra o Ceará na segunda.
— Acredito que a equipe chega muito bem preparada. Durante todas as fases da competição, fizemos boas apresentações, temos um grupo qualificado, um plantel de qualidade, evoluindo e chegando forte nessa fase decisiva. Estamos confiantes e, se possível, levar uma vantagem para a partida em casa — ressalta o treinador.
Dois dos principais jogadores da equipe já são conhecidos pelos torcedores que costumam acompanhar o time principal gremista. Elias Manoel, atacante recentemente utilizado por Vagner Mancini contra o Juventude, é o artilheiro da competição com 11 gols. O outro é o meio-campista Pedro Lucas, que chegou a começar a temporada no grupo de cima, mas acabou retornando à equipe de transição. O camisa 10 é o principal articulador do time e é uma das joias do Tricolor.
Para o jogo desta quinta, o treinador não poderá contar com o volante Gazão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e com Guilherme Belea, expulso no final da partida contra o Avaí na semifinal.
Como chega o Ceará
Campeão no ano passado, quando venceu o Vila Nova-GO na final, o time tenta se tornar bicampeão, igualando o número de títulos do Inter. A equipe cearense chega motivada por ter eliminado o Fortaleza, seu principal rival, nas semifinais, depois de vencer em casa e empatar fora.
Ao contrário de 2020, quando teve um campeonato estável, em 2021, a campanha do Vozão foi de altos e baixos, mas o time comandado por Daniel Azambuja conseguiu superar as adversidades e chegou a mais uma final.
Apenas Natan Masiero e o zagueiro Jefferson não estarão à disposição para enfrentar o tricolor gaúcho. O centroavante André Magno, que já cumpriu suspensão pela expulsão no primeiro jogo da semifinal contra o Fortaleza, será opção, também, para a comissão técnica.