O Grêmio terminou a preparação na manhã deste sábado (16) para encarar o Juventude, na Arena, pelo Brasileirão. O técnico Vagner Mancini orientou o trabalho com um reforço adicional: Villasanti. A tendência é que a equipe a ser confirmada para o confronto tenha alterações por diversos motivos. Uma novidade foi a presença de torcedores apoiando o time.
A base ajustada pela nova comissão técnica tende a ser o 4-2-3-1 com variações durante o jogo. O esquema utilizado diante do Fortaleza sem um atacante posicionado não tende a ser repetido, além da compactação com três defensores, já que foram apenas duas atividades para treinamentos.
Vagner Mancini, em sua fala inicial como técnico gremista, relatou que pretende fazer pequenos ajustes neste momento:
— Não tem como fazer grandes mudanças táticas e de modelo em dois dias. A mudança deve ser de dentro para fora, de mentalidade, de atitude. Isso se consegue muitas vezes ao longo do tempo por treinamentos, concepções de jogo e conceitos. Todos sabem jogar e você precisa fazer um resgate coletivo, não apenas individual. Um resgate para gerar confiança de entrar em campo. A mudança precisa ser de mentalidade, aspecto emocional. Temos que simplificar dentro de campo, porque muitas vezes é isso que faz a diferença no futebol.
A partir da manifestação e dos treinamentos, Villasanti deverá retomar a condição de titular na vaga de Lucas Silva, que relatou dores musculares ainda em Fortaleza. Como seu parceiro de meio-campo, Thiago Santos volta de suspensão e assume a vaga de Darlan.
O terceiro elemento de setor central do time deverá ser um jogador mais ofensivo: Douglas Costa, que cumpriu suspensão no nordeste, aparecerá na formação inicial. Desta forma, Alisson atuaria mais centralizado com Ferreira na ponta esquerda.
Com isso, Diego Souza retomaria a vaga, já que Borja ainda está em recuperação de lesão no tornozelo. No sistema defensivo, Rafinha volta também com a ida de Guilherme Guedes para os suplentes.
A provável escalação gremista: Brenno; Vanderson, Rodrigues, Kannemann e Rafinha; Thiago Santos, Villasanti, Douglas Costa, Alisson e Ferreira; Diego Souza. Para futuras trocas, caso necessárias, a comissão técnica ganhará tempo após o enfrentamento deste domingo, às 18h15min, na Arena. O compromisso seguinte é somente no dia 25, em Goiânia, diante do Atlético-GO.
Uma atração no CT Luiz Carvalho foi a presença de um grupo, com entre 50 e 100 torcedores, para dar apoio ao grupo de jogadores. Segundo a direção, o acordo foi feito para motivar ainda mais a equipe para a decisão.