A provável repetição de time do Grêmio para o jogo contra o Athletico-PR fará com que a comissão técnica tenha mais tempo para preparar e adequar fisicamente dois titulares incontestáveis da equipe que estão em recuperação. O zagueiro Kannemann e o meia-atacante Douglas Costa treinam com os demais companheiros, mas não devem atuar em Curitiba. Ambos, especialmente o zagueiro, são cotados para compor a delegação que vai ao Paraná, mas a possibilidade de saírem jogando é pequena.
Com uma lesão crônica no quadril, cuja solução definitiva, segundo os médicos, passa por uma cirurgia, Kannemann convive com uma temporada de poucos jogos e muitas dores. No Brasileirão, ele disputou apenas oito partidas, tendo apresentado uma boa sequência entre junho e julho. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, foram apenas dois jogos na competição, embora tenha participado de partidas na Copa do Brasil e na Sul-Americana.
Os treinamentos desta semana serviram para colocá-lo em condições de compor a delegação em Curitiba, mas há motivos para que a titularidade seja postergada para a outra semana. A equipe foi muito bem com Ruan e Rodrigues contra o Flamengo, e o piso do gramado sintético da Arena da Baixada pode representar risco a quem teve problema em articulações.
Douglas Costa não joga desde o dia 25 de agosto, quando saiu machucado no primeiro tempo da primeira partida contra o Flamengo pela Copa do Brasil. Naquele momento, o jogador e a equipe tinham uma grande atuação, mas ele sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda.
Recorrente em problemas deste tipo, o atleta voltou a treinar na semana passada e exige cuidados dos médicos e da comissão técnica do Grêmio. Ninguém admite qualquer tipo de precipitação, lembrando que, quando chegou ao clube, o meia-atacante se submeteu a uma espera relativamente longa para entrar no time.
Também ajudado pelo bom rendimento coletivo gremista contra o Flamengo no último domingo (19), Felipão não deve colocar o atacante para começar a partida contra o Athletico-PR. É possível até que Douglas não viaje para o Paraná.
Tanto Kannemann quanto Douglas Costa são considerados fundamentais no time gremista para a sequência do Brasileirão. O retorno de ambos à equipe titular é esperado a partir do jogo, contra o Sport, no próximo dia 3 de outubro. A preservação contra o Athletico-PR visa a fazer com que a volta dos dois em plenas condições signifique uma sequência de atuações.