A derrota do Grêmio por 4 a 0 para o Flamengo, nesta quarta-feira (25), pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, praticamente eliminou o time da competição, na visão do vice-presidente de futebol Marcos Herrmann. Ainda assim, o dirigente comemorou o primeiro tempo de boa atuação do time na Arena. O desempenho gremista faz com que Herrmann esteja otimista para a sequência da luta do Tricolor contra a zona do rebaixamento no Brasileirão.
— A Copa do Brasil se tornou praticamente inviável, temos de encarar isso. E o Brasileirão encaramos como absoluta prioridade, por razões óbvias. Nosso grande desafio, nesses três dias até o jogo com o Corinthians, é recuperar o ânimo. Lembrar que fizemos bons jogos e que o nosso primeiro tempo de hoje (quarta) foi muito bom. O segundo tempo, terrível, mas o primeiro muito bom. Então sabemos fazer o que é certo — ponderou, em entrevista coletiva.
A goleada foi o pior resultado da história do Grêmio na Arena desde 2013. Para se classificar no duelo da volta, marcado para o próximo dia 15 de setembro, o time comandado por Luiz Felipe Scolari depende de uma vitória de cinco gols de diferença. Essa condição e a colocação da equipe na tabela do Brasileirão são um alento para o dirigente, que pretende remobilizar o elenco:
— Não podemos deixar que 45 minutos façam a peteca cair. Foram péssimos, mas temos que lembrar que os primeiros foram ótimos, merecíamos melhor sorte. E viemos em melhora no Brasileirão. Nunca nos ocorreu perder desta maneira. Acreditamos nos nossos jogadores.
Herrmann voltou a repetir uma projeção feita ainda em julho, quando o time era 19º colocado, de que o Tricolor sairia da zona de rebaixamento em setembro:
— Temos 22 jogos pela frente, estamos dois pontos atrás do primeiro fora da zona e temos um jogo a menos. Nosso objetivo é obviamente sair da zona de rebaixamento. Para isso temos que estar mentalmente preparados para o jogo contra o Corinthians e seguir a luta. Uma vez saindo, almejamos algo mais, temos condição para isso.
O Tricolor volta a campo no sábado, novamente na Arena, às 21h, recebendo o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.