O Grêmio terá neste sábado (28) a oportunidade de sair da zona de rebaixamento do Brasileirão pela primeira vez desde que o campeonato começou. Na Arena, o Tricolor tentará chegar à terceira vitória consecutiva, e o adversário será um dos mais tradicionais do futebol brasileiro: o Corinthians.
O jogo colocará frente a frente dois times que vêm em uma crescente na Série A. Antes da derrota para o Flamengo, pela Copa do Brasil, o Grêmio tinha quatro vitórias em cinco partidas. O Timão, que se reforçou com Giuliano e Renato Augusto, saiu da beira do Z-4 e chegou à zona de classificação à Libertadores.
Seja pelo momento das equipes ou pelo retrospecto recente do confronto, o duelo deve ser marcado pelo equilíbrio. Nas últimas cinco vezes em que se encontraram, Grêmio e Corinthians marcaram apenas um gol. Foram quatro empates em 0 a 0 no período. Relembre:
Corinthians 0x0 Grêmio (22/11/2020, Brasileirão)
O Grêmio estava na oitava colocação, mas a partida na Arena Corinthians era uma boa oportunidade para se aproximar da liderança do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, ficou a cinco pontos da primeira colocação. Mais do que isso, o Tricolor deixou São Paulo lamentando uma oportunidade que deve ser repetida poucas vezes: por meia hora, teve dois jogadores a mais do que o adversário. Mesmo assim, jogo truncado nada de gol para nenhum lado.
Grêmio 0x0 Corinthians (15/8/2020, Brasileirão)
O resultado de igualdade pela terceira rodada do ano passado também foi mais comemorado por paulistas do que gaúchos. No reencontro com Luan, o Tricolor foi melhor, criou as melhores chances e não conseguiu balançar as redes. Já na reta final, Diego Souza teve a chance de garantir os três pontos em cobrança de pênalti, mas parou em Cássio. Era o terceiro jogo consecutivo entre as equipes sem gols.
Grêmio 0x0 Corinthians (5/10/2019, Brasileirão)
O time de Renato Portaluppi estava em meio às semifinais da Libertadores de 2019 quando recebeu o Corinthians pelo segundo turno. O treinador mandou a campo Léo Moura, Maicon e André nas vagas de Rafael Galhardo, Michel e Diego Tardelli, que haviam sido titulares contra o Flamengo quatro dias antes, mas as trocas não bastaram para furar a forte defesa armada por Fábio Carille. De todos os empates recentes, este talvez tenha sido o mais morno. Foram poucas oportunidades para ambos os lados, e o 0 a 0 pareceu justo.
Corinthians 0x0 Grêmio (11/5/2019, Brasileirão)
Assim como em 2021, não foi fácil a largada do Grêmio no Brasileirão de 2019. Quando foi ao Sudeste para enfrentar o Corinthians pela quarta rodada, o Tricolor estava na zona de rebaixamento, com apenas um ponto somado. E permaneceu dentro do Z-4 após o jogo, o primeiro empate sem gols da série de quatro jogos. A igualdade no placar, apesar da situação incômoda, não foi tão lamentada. No fim das contas, os gaúchos sequer correram risco de cair naquele campeonato.
Grêmio 1x0 Corinthians (2/12/2018, Brasileirão)
Depois da traumática eliminação para o River Plate nas semifinais da Libertadores de 2018, o Grêmio precisava sacudir a poeira e buscar os pontos que faltavam no Brasileirão para garantir vaga no torneio continental do ano seguinte. E a rodada final, na Arena, foi justamente contra o Corinthians. Como tem sido nos últimos anos, a partida foi equilibrada, mas o objetivo gremista foi alcançado. Com gol de Jael, os gaúchos venceram por 1 a 0 e carimbaram o passaporte para a fase de grupos da Libertadores.