O Grêmio tem permitido mais chutes do adversário contra o seu gol do que finalizado na meta dos rivais. Esse, certamente, é um dos fatores que deixam o Tricolor na penúltima posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com apenas 10 pontos em 14 jogos. A equipe tem o segundo pior ataque e a oitava pior defesa da competição até o momento.
Em média, o time gaúcho permite que os adversários concluam 11,2 vezes por partida no Brasileirão. Ao todo, em 14 jogos, foram 158 finalizações contra a equipe gaúcha. Se contabilizarmos apenas os chutes no gol, o Tricolor sofre, em média, 5,3 por jogo — com um total de 75 finalizações corretas dos rivais. Assim, é o segundo time que mais permite chutes certos do rival em média no campeonato.
A equipe tem a oitava melhor defesa do Brasileirão, com 17 gols sofridos, ao lado de Juventude, Santos, Cuiabá, Palmeiras e Fluminense. Porém, o Grêmio tem um ou dois jogos a menos do que os rivais. No ranking dos times que permitem mais finalizações aos adversários (contando chutes que não vão ao gol), o Tricolor é o 11º na média por partida.
Na derrota por 2 a 1 diante do São Paulo, sábado (14), no Morumbi, o Grêmio permitiu 10 finalizações do rival — sete foram no gol de Gabriel Chapecó. Do outro lado, o tricolor gaúcho chutou sete vezes, mas apenas três na meta da equipe paulista.
Na vitória contra a Chapecoense, também por 2 a 1, na Arena, na semana passada, o Grêmio sofreu três chutes — três no gol. A equipe finalizou 18 vezes contra o time catarinense, mas apenas quatro foram em direção à meta rival.
Esse, aliás, tem sido um dos principais problemas do Grêmio no campeonato. O Tricolor é apenas o 15º time com mais finalizações certas no gol adversário na média por jogo, à frente apenas de Chapecoense, Cuiabá, Juventude, Sport e Atlético-GO. Soma 56 chutes na meta rival — quatro por partida.
A equipe, porém, já errou 118 chutes, média de mais de oito finalizações erradas por jogo. Assim, na média, o time gremista é o oitavo que mais finaliza na competição, com 12,4 chutes por partida, mas tem o segundo pior ataque, com nove gols marcados — um a mais do que o Sport.
Números de finalizações contra o Grêmio no Brasileirão*
- Total: 158 chutes (média de 11,29 por jogo)
- Em gol: 75 chutes (média de 5,36 por jogo)
- 2º time que mais permite chutes certos do rival em média
- 11º time que mais permite chutes do rival em média
Números de finalizações do Grêmio no Brasileirão*
- Total: 174 chutes (média de 12,43 por jogo)
- Em gol: 56 chutes (média de 4 por jogo)
- 8º time que mais chuta em média
- 15º time com mais chutes no gol adversário em média
* Fonte: Footstats