As vitórias sobre Cuiabá e Bahia fizeram o Grêmio chegar à 18ª rodada com a chance de, pela primeira vez, deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão. A diferença hoje é de dois pontos para Fluminense e Bahia, os dois primeiros times fora do Z-4. Para conseguir o objetivo ainda no final de semana, a equipe de Felipão é obrigada a vencer o Corinthians neste sábado (28), às 21h, na Arena.
São vários cenários possíveis para o Grêmio nesta rodada, mas o cálculo para sair do bolo dos rebaixados é bem simples: basta uma vitória simples sobre os paulistas. Isso ocorre porque Fluminense e Bahia se enfrentam na segunda-feira, com a chance de um ir a 21 pontos, em caso de vitória de alguém, ou de os dois ficarem com 19 se houver empate.
Os cenários para o Grêmio
Subir duas posições
Atual 17º colocado, com 16 pontos, o Grêmio chegará aos 19 pontos se ganhar do Corinthians. Com isso, ganharia duas posições no sábado, deixando para trás Fluminense e Bahia. Para manter a posição, o Tricolor terá de torcer por um empate entre cariocas e baianos, segunda, no Rio. Isso faria com que os três tivessem a mesma pontuação e o mesmo número de vitórias, mas o saldo de gol dos gremistas é o maior.
Subir uma posição
A situação é parecida, com obrigatoriedade de vitória diante dos corintianos. No entanto, caso haja ganhador entre Fluminense e Bahia, este irá a 21 pontos, ficando novamente à frente dos gaúchos. Com isso, o Grêmio terminará em 16º, o último fora da zona de rebaixamento.
Seguir em 17º
Caso Grêmio, Sport e América-MG não vençam na rodada, o Tricolor seguirá na mesma posição. Se terminarem com a mesma pontuação, os gaúchos têm a vantagem de maior número de vitórias. Os pernambucanos recebem no sábado, às 17h, a lanterna Chapecoense, enquanto os mineiros enfretam o Ceará no domingo, às 11h, no Independência.
Cair uma posição
Duas equipes ameaçam o Grêmio: Sport e América-MG, ambas com um ponto a menos. Se apenas um dos dois times vencer e o time de Felipão tropeçar, com empate ou derrota, o time gaúcho cairá uma posição.
Cair duas posições
No pior cenário gremista, será preciso a combinação de empate ou derrota do Grêmio com vitórias de Sport e América-MG.