O técnico Reinaldo Rueda anunciou, no início da tarde desta terça-feira (24), a lista de convocados da seleção colombiana para os próximos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Na relação está o centroavante Miguel Borja, do Grêmio. Mas o meio-campista Jaminton Campaz, que disputou a Copa América, ficou fora.
A Colômbia terá três jogos no início de setembro. O primeiro, contra a Bolívia, será no dia 2. Depois, enfrenta o Paraguai no dia 5. E, por fim, tem um confronto com o Chile, no dia 9. Pelas datas, é certo que Borja desfalcará o Grêmio na partida diante do Atlético-MG, em 5 de setembro, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A possibilidade de perder mais algum jogo do Tricolor dependerá da condição física do jogador para o dia 12, quando a equipe gaúcha enfrenta o Ceará, também pelo Brasileirão.
Já Campaz, que ainda não foi anunciado oficialmente pelo Grêmio, ficou fora da lista. O meio-campista de 21 anos foi convocado e participou de um jogo da Copa América, o empate em 0 a 0 com a Venezuela, em 17 de junho. Depois dessa partida, no entanto, ele só entrou em campo uma vez, no empate em 1 a 1 do Tolima contra o Alianza Petrolera, pelo Campeonato Colombiano, em 31 de julho. Como não joga há quase um mês, foi substituído por Alexander Mejía, do Libertad, e Juan Fernando Quintero, do Shenzhen, da China, ambos meias-atacantes.
A convocação de Rueda chamou atenção, também, pela ausência de James Rodríguez, do Everton-ING, e pelo retorno do experiente Falcao García no ataque, maior artilheiro da história da seleção colombiana. Duván Zapata, zagueiro da Atalanta, está lesionado e também ficou fora da lista de 28 jogadores para os próximos jogos.
A Colômbia ocupa a quinta posição na tabela das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, com oito pontos. Está atrás do Uruguai, quarto colocado, pelo saldo de gols. Hoje, estaria na repescagem para garantir um lugar no Mundial.