Toda véspera de Gre-Nal é igual: treino fechado e escalação mantida sob sigilo. Assim, algumas surpresas podem ser apresentadas pelos treinadores. Acrescente a isso o fato de ser a reestreia de Luiz Felipe Scolari pelo Grêmio.
Projetando o confronto deste sábado (10), GZH projeta possíveis novidades no time colorado que entrará em campo na Arena, pela 11ª rodada do Brasileirão.
1) Três zagueiros
Desde 2015, o Grêmio joga no 4-2-3-1. O próprio Felipão, em sua última passagem pelo clube, já adotava este sistema tático. Porém, a escalação de três zagueiros não pode ser totalmente descartada. Foi a partir da entrada de Ruan ao lado de Geromel e Kannemann que, na última quarta-feira, o Tricolor conseguiu equilibrar as forças com o Palmeiras, depois de ter sido dominado no primeiro tempo.
Armar um time com três zagueiros não seria novidade para o experiente treinador. Foi assim que ele armou o Palmeiras na campanha do título da Copa do Brasil de 2012 e a Seleção Brasileira pentacampeã mundial em 2002.
2) Guilherme Guedes
De sua última passagem pelo Palmeiras, entre 2018 e 2019, Felipão trabalhou com o volante Thiago Santos e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa. Portanto, seria natural que o técnico recorresse a jogadores de sua confiança para iniciar um novo trabalho. Ainda assim, não se pode descartar que um jovem ganhe espaço: Guilherme Guedes.
Seria uma grande surpresa, ainda mais se tratando de um clássico. Mas o retrospecto de Scolari mostra que é preciso estar preparado: vide o lançamento do volante Walace, também em um Gre-Nal, em 2014.