Por mais que o Grêmio viva uma situação delicada no Brasileirão, a imprensa baiana trata o jogo desta terça-feira (27) como um duelo duríssimo para o Vitória. Não apenas pelo fato de a equipe rubro-negra estar vivendo sua própria turbulência na Série B, mas também pelo retrospecto do confronto pela Copa do Brasil.
Este é o destaque dado pelo jornal Correio 24 Horas, de Salvador, que aborda a busca de um "feito inédito" da equipe comandada por Ramon Menezes: "Ao avançar contra o Internacional, o Vitória manteve a escrita de nunca ter sido eliminado pelo colorado na Copa do Brasil. Se conseguir fazer o mesmo com o Grêmio, quebrará um tabu. O rubro-negro nunca conseguiu eliminar o tricolor gaúcho no torneio nacional".
Grêmio e Vitória se enfrentam em duas edições da Copa do Brasil — coincidentemente, em duas campanhas que terminaram com títulos do Tricolor.
O primeiro encontro se deu pelas quartas de final de 1994, quando o clube gaúcho conquistou seu bicampeonato. Assim como agora, Felipão também era o técnico gremista e, na ocasião, seus comandados construíram o mesmo placar nos dois jogos: 1 a 0. No Estádio Olímpico, com gol de pênalti do zagueiro Agnaldo Liz, e na Fonte Nova, com gol do centroavante Nildo.
Três anos depois, em 1997, sob o comando de Evaristo de Macedo, o Grêmio levou a melhor outra vez. Em Porto Alegre, Paulo Nunes e Goiano decretaram a vantagem por 2 a 0. Na capital baiana, um eletrizante 3 a 3 sentenciou a classificação gaúcha para a semifinal. Nilson (goleiro do Vitória que marcou contra), Rodrigo Gral e Paulo Nunes balançaram as redes baianas. O time gremista se sagraria tricampeão do torneio ao final daquela edição.