A foto publicada por Douglas Costa nas redes sociais, após a vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre a LDU, na terça-feira (13), pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, mostra 15 jogadores que estavam na delegação em Quito. Apenas um deles não passou pela base ou transição do clube: o meia-atacante Alisson, vindo do Cruzeiro em 2018. Os demais, incluindo o grande reforço tricolor para a temporada, passaram pelas categorias inferiores do Tricolor.
Na delegação que viajou ao Equador, o técnico Luiz Felipe Scolari levou 24 atletas. Desse total, 17 têm passagem pela base ou transição do Grêmio. Ou seja, 70,8%. Apenas Alisson, Cortez, Diego Souza, Diogo Barbosa, Kannemann, Lucas Silva e Paulo Miranda não foram formados ou concluíram o processo de formação no clube.
No jogo contra a LDU, Felipão utilizou 15 jogadores. Dez deles atuaram nas categorias de base ou transição do time gremista: Gabriel Chapecó, Vanderson, Ruan, Fernando Henrique, Mateus Sarará, Jean Pyerre, Douglas Costa, Léo Pereira, Léo Chú e Ricardinho. Dos que iniciaram como titulares, seis são pratas da casa.
Após o jogo, o treinador exaltou a boa partida dos meninos, mas ressaltou a importância da mescla entre atletas jovens e outros mais experientes.
— A tranquilidade aos jovens só pode ser oportunizada pelos mais experientes. E foi isso que aconteceu. Temos um grupo muito jovem, com alguns jogadores mais experientes. Essa mistura ajudou no jogo. Acredito que com esse ambiente de trabalho poderemos conseguir resultados muito bons no futuro — disse Felipão.
O gol do Grêmio, inclusive, começa com o lateral-direito Vanderson, 20 anos, que lança forte para Jean Pyerre, 23, que evita a saída da bola e faz belo cruzamento na cabeça de Léo Pereira, 21, que coloca a bola dentro do gol. Jogada da base. Gol com selo "dos guris". O que, daqui para a frente, deverá ser cada vez mais comum.
Os jogadores que viajaram a Quito
Com passagem pela base:
- Adriel
- Darlan
- Douglas Costa
- Felipe Mateus
- Fernando Henrique
- Gabriel Chapecó
- Guilherme Azevedo
- Guilherme Guedes
- Jean Pyerre
- Jhonata Robert
- Léo Chú
- Léo Pereira
- Mateus Sarará
- Ricardinho
- Rodrigues
- Ruan
- Vanderson
Sem passagem pela base:
- Alisson
- Cortez
- Diego Souza
- Douglas Costa
- Kannemann
- Lucas Silva
- Paulo Miranda