Com a derrota para o Juventude na quarta-feira (30), o Grêmio chegou à sequência de seis partidas sem vitória. A última vez que o Tricolor conseguiu vencer um jogo foi no dia 6 de junho, quando bateu o Santa Cruz por 3 a 0, na Arena, pela Recopa Gaúcha.
Desde então, a equipe comandada por Tiago Nunes acumula três empates (um pela Copa do Brasil e dois pelo Brasileiro) e três derrotas (todas pelos pontos corridos). A campanha no Brasileirão, ainda sem vitória, faz com que o time ocupe a lanterna da competição, com apenas dois pontos.
Mas não faz tanto tempo que o Grêmio viveu situação parecida. No começo deste ano, ainda sob o comando de Renato Portaluppi e válido pelo Campeonato Brasileiro de 2020, o time ficou sete partidas sem vencer entre os dias 9 de janeiro, quando empatou com o Fortaleza no Ceará, e o dia 8 de fevereiro, quando encerrou a sequência.
Neste período de quase um mês, a equipe empatou cinco vezes (Fortaleza, Palmeiras, Atlético-MG, Coritiba e Santos) e perdeu duas — o clássico Gre-Nal do segundo turno do Brasileiro e a partida atrasada contra o Flamengo.
O jejum de vitórias foi quebrado contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, quando o Tricolor fez 5 a 2 contra o time carioca em uma atuação que chegou a empolgar os torcedores gremistas. Alisson, Jean Pyerre, Churín e Matheus Henrique, duas vezes, marcaram para a equipe de Renato Portalupi. Rafael Navarro e Matheus Babi diminuíram para os cariocas.
A sequência sem vitórias de janeiro a fevereiro
- Fortaleza 0x0 Grêmio
- Palmeiras 1x1 Grêmio
- Grêmio 1x1 Atlético-MG
- Inter 2x1 Grêmio
- Grêmio 2x4 Flamengo (jogo atrasado da 23ª rodada)
- Coritiba 1x1 Grêmio
- Grêmio 3x3 Santos
A sequência sem vitórias atual
- Brasiliense 0x0 Grêmio (Copa do Brasil)
- Grêmio 0x1 Athletico-PR
- Sport 1x0 Grêmio
- Grêmio 2x2 Santos
- Grêmio 0x0 Fortaleza
- Juventude 2x0 Grêmio