Um dos sintomas que ajudam a diagnosticar se um time de futebol vive uma crise técnica é quando o goleador para de balançar as redes adversárias. Este é o caso do Grêmio. Artilheiro da equipe na temporada, Diego Souza só marcou um gol desde a final do Gauchão — no empate por 2 a 2 com o Santos, na Arena, pelo Brasileirão.
O mau momento vivido pelo camisa 29 se refletiu, inclusive, nesta quarta-feira (30), quando foi substituído no intervalo da partida contra o Juventude sem ter sido responsável por uma única finalização.
No entanto, outro ponto que precisa ser ressaltado é que, após a decisão do campeonato estadual, o centroavante contraiu covid-19 pela segunda vez. Diagnosticado com o vírus na metade do ano passado, o atleta testou positivo novamente no dia 28 de maio de 2021, junto do atacante Ferreira e do lateral Rafinha. O trio só retornou às atividades no CT Luiz Carvalho uma semana depois, no dia 5 de junho.
— É claro que nós não voltamos com a mesma força, a gente sente. Temos pessoas do clube que também pegaram covid, assessor de imprensa, fisioterapeuta e outros, e isso tudo atrapalha o trabalho. Não quero usar isso como desculpa, mas todo time tem um momento de instabilidade. Isso é normal, e infelizmente conosco isso foi agora, devido a essas coisas que eu não queria falar. Mas aconteceu, e isso prejudica muito — comentou Rafinha há uma semana.
Apesar da "seca" momentânea, Diego Souza mantém uma média de gols superior à do ano passado. Até agora, em 21 partidas pelo Tricolor, já anotou 14 vezes. Em 2020, com o mesmo número de jogos, havia convertido 11 gols.
Confira todos os gols de Diego Souza na temporada:
Grêmio 6x1 Ayacucho-PER (primeira fase da Libertadores) — 3 gols
Grêmio 4x0 Pelotas (Gauchão) — 1 gol
Independiente del Valle 2x1 Grêmio (segunda fase da Libertadores) — 1 gol
Grêmio 3x1 Novo Hamburgo (Gauchão) — 2 gols
Grêmio 2x1 La Equidad (Copa Sul-Americana) — 1 gol
Ypiranga 2x3 Grêmio (Gauchão) — 1 gol
Caxias 1x2 Grêmio (Gauchão) — 2 gols
Grêmio 8x0 Aragua-VEN (Copa Sul-Americana) — 1 gol
Inter 1x2 Grêmio (Gauchão) — 1 gol
Grêmio 2x2 Santos (Brasileirão) — 1 gol