O Grêmio perdeu de virada por 2 a 1 para a LDU, nesta terça-feira (20), na Arena, e está fora da Copa Sul-Americana. O Tricolor saiu ganhando com gol de Diego Souza e precisava de um empate para se classificar para as quartas de final, mas não conseguiu o resultado. Na visão de Alisson, "pênalti inventado" pelo árbitro da partida decidiu o jogo.
— É complicado ter de falar sempre do VAR e dos árbitros. É um lance que, se olhar na câmera lenta, com certeza vão achar pênalti, mas o jogador se joga no Fernando (Henrique), que ainda tenta tirar o pé. Era um momento que estávamos melhores na partida e ele inventou esse pênalti — disse o atacante, em entrevista coletiva depois do jogo.
A derrota em casa termina uma sequência gremista de três jogos sem sofrer gol. A vitória no jogo da ida, no Equador, foi a primeira depois de mais de todo mês de junho e a primeira semana de julho sem resultados positivos. A eliminação para os equatorianos, no entanto, volta a abalar a confiança da equipe comandada por Felipão.
— É um momento difícil, todo grupo está sentindo muito — admitiu Alisson.
A postura defensiva do Tricolor jogando em casa foi justificada pela estratégia física do adversário, nas palavras do atacante gremista:
— Eles tiveram um estilo de jogo muito agressivo, com vários jogadores na frente. Como eles tinham que buscar o resultado, esperamos atrás para explorar o contra-ataque, assim como fizemos nos últimos jogos. Não podemos tirar os méritos deles, são muito fortes e qualificados. E aí nos encurralaram lá atrás, nós conseguimos o gol mas levamos outro no final do primeiro tempo. Foi um baque. A gente sente bastante, temos que assimilar, se cobrar, e buscar os objetivos no Brasileirão.
A falta de tempo para treinar voltou a ser um argumento para explicar as dificuldades de criação em campo. Por outro lado, Alisson acredita que não há outra solução além do aperfeiçoamento do modelo de jogo através de indicações da comissão técnica no CT Luiz Carvalho.
— A solução é muito trabalho. Não tem outro segredo. Seguir se cobrando nos treinos como fazemos. Daqui a pouco voltarão jogadores importantes de lesão que vão nos ajudar. Tenho certeza de que faremos uma caminhada longa pela frente para sair dessa situação no Brasileirão e avançaremos na Copa do Brasil, que também é nosso objetivo — concluiu o jogador.