Nenhum reparo a ser feito na vitória do Athletico-PR sobre o Grêmio, neste domingo (13), na Arena. O adversário do time gaúcho deu exemplo de organização tática sob todos os aspectos. Iniciou jogando no sistema 3-5-2, com dois alas pelos lados do campo, levando perigo à defesa tricolor.
O time paranaense teve sempre o domínio do meio-campo, até porque tinha mais jogadores pelo setor. E isso se traduziu no gol atleticano: uma jogada construída exatamente pelo meio. O esforço dos atletas gremistas, de certa forma, compensava a superioridade do adversário no setor.
O Grêmio voltou ao segundo tempo para o ataque, mas o Athletico-PR soube controlar as ações, tanto que o Tricolor não teve nenhuma chance de marcar.
Na frente do placar, o time paranaense trocou seu 3-5-2 por um compacto 5-4-1 não permitindo ao Grêmio nenhuma oportunidade de empatar a partida — apesar de todas as tentavas tricolores. Diante desse forte sistema atleticano, o Grêmio foi, de certa forma, amordaçado e restaram apenas as tentativas de Ferreira pelo lado esquerdo de ataque, também sem sucesso.
São duas partidas e duas derrotas no Brasileirão. O técnico Thiago Nunes precisa encontrar a melhor formação e ter persistência para que a equipe jogue coletivamente com um sistema mais apurado. Urge o crescimento técnico e tático do time gremista.