Douglas Costa já fala como jogador do Grêmio, e restam apenas detalhes até o anúncio oficial do clube. Nesta sexta-feira (21), o Bayern de Munique se despediu do jogador, que já está de volta ao Rio Grande do Sul. Para que os tricolores possam apresentar o atleta, basta uma autorização da Fifa chegar ao departamento jurídico gremista. No início da tarde de sexta, um vídeo do atleta, que chegará por empréstimo da Juventus, vazou nas redes sociais.
— Depois de 12 anos fora, eu acredito que é o momento justo de voltar para casa. Essa conversa se iniciou há muito tempo, quando eu estava na Copa da Rússia com o Geromel. A gente estava brincando: "E aí, vai voltar?" Eu disse: "Daqui a dois ou três anos, você me convoca que eu estou lá". Cara, passou rápido. Graças a Deus, o Geromel teve um impacto importante nisso. É um cara que sempre me quis no Grêmio, apesar de todos os outros atletas e funcionários sempre quererem a minha chegada — afirmou o atleta, vestindo a camisa do Grêmio.
O vídeo é um trecho de um material produzido pelo próprio atleta. Douglas Costa contratou uma agência para captar e editar materiais para o seu canal no YouTube. O Grêmio ainda organiza a oficialização nas suas redes e convidou a mãe do atleta para anunciar a "volta do filho para casa".
— É um retorno importante. Eu venho com uma bagagem importante já, depois de anos fora. Eu acredito que a gente vá colher muitos frutos agora. O Grêmio sempre foi o time do meu coração. Casou bem. Tudo aquilo que eu já vivi lá fora. Os meus filhos estão aqui e toda a minha família é gremista. Tenho diversos amigos que vão ficar enlouquecidos com tudo isso. E, cara... Eu venho com muita estrada. Muita coisa para agregar ao Grêmio. Assim como eu sei que o Grêmio também vai me ajudar muito neste momento de dificuldade que eu tive. Eu passei por várias e diversas lesões que ficaram no passado. Meu projeto com o Grêmio é conquistar grandes coisas — destacou o jogador, no material vazado.
Douglas Costa assinará com o Grêmio até dezembro de 2023 — primeiro, no modelo de empréstimo junto à Juventus até o meio de 2022. Depois, com a ativação de uma cláusula que o vincula diretamente ao Tricolor.