Douglas Costa está próximo de ser anunciado como reforço do Grêmio para a temporada 2021. Revelado nas categorias de base tricolor em 2008, após mais de 10 anos atuando no futebol europeu, o atacante de 30 anos volta a Porto Alegre como o principal reforço gremista nas disputas da Copa Sul-Americana, do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Multicampeão na Europa, Douglas Costa quer voltar a ser o grande nome de um time campeão, algo que não conseguiu fora do Shakhtar Donetsk-UCR. Entretanto, apesar de toda empolgação com processo de retorno do atleta ao Grêmio, há um fator que ainda preocupa alguns dirigentes e uma parte da torcida tricolor: o histórico de lesões do atleta.
De acordo com o portal Transfermarkt, foram 13 lesões nas últimas cinco temporadas — algumas repetidas, mas em períodos diferentes, que tiraram o atleta de pelo menos 70 jogos e mais de 500 dias de ação. Talvez a que mais tenha atrasado sua carreira foi a de 2018, quando estava próximo de assumir a titularidade da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia e teve diagnosticada uma lesão no músculo posterior da coxa direita.
Ao fim da última temporada, antes de ser contratado pelo Bayern de Munique-ALE, em outubro de 2020, o jogador recém havia se recuperado de uma lesão no adutor da coxa, que o tirou dos gramados por 30 dias, enquanto defendia a equipe da Juventus. O jogador foi desfalque do dia 24 de julho até 26 de agosto, e perdeu os últimos quatro jogos da equipe italiana na temporada.
O atacante ficou de fora dos compromissos diante da Sampdoria, Cagliari e Roma. A primeira dessas três partidas ficou marcada pela conquista do título italiano, com duas rodadas de antecedência. Foi o nono título nacional consecutivo da Juventus.
Além da reta final do campeonato nacional, Douglas Costa ficou de fora da partida contra o Lyon, na Itália, pelas oitavas da Liga dos Campeões. Após perder na França por 1 a 0, os italianos venceram por 2 a 1 em Turim, mas pelo gol qualificado, foram eliminados da competição europeia.
Na atual temporada, Douglas Costa atuou em 22 partidas e marcou um gol. Sem atuar desde fevereiro, quando teve lesão no pé direito, o atacante chegaria em meio à sua recuperação. Já são três meses sem atuar em uma partida oficial. A última aparição do jogador com a camisa do Bayern de Munique foi no dia 11 de fevereiro de 2021, na final do Mundial de Clubes, contra o Tigres-MEX. O gaúcho atuou por 17 minutos.