O Grêmio inicia neste domingo (30), contra o Ceará, a disputa de mais um Brasileirão. Sem vencer a competição desde 1996, o Tricolor tenta quebrar este longo jejum na principal competição do país. Nesta temporada, segundo a direção, o campeonato será prioridade. E é desta forma que segue o discurso dos jogadores gremistas, o que foi sintetizado pelo volante Thiago Santos em entrevista coletiva virtual no começo da tarde desta sexta-feira.
— Também estamos em busca deste título. Faz tempo que o Grêmio não ganha o Brasileiro, então nós queremos brigar por todos os títulos, e o Brasileiro é um deles. Sabemos como é difícil. Eu tive a felicidade de ganhar dois, quero mais, e nós temos de pensar que todo jogo é o último. Não podemos pensar que são 38 rodadas e se não deu nesse, no outro ganhamos. Não, todo jogo tem que ser como o último, tem que ganhar, tem que pontuar pra ser coroado lá no final — destacou o jogador, que chegou à Arena durante o Gauchão.
Nos últimos cinco anos, Palmeiras e Flamengo venceram quatro títulos brasileiros — e ainda garantiram um vice cada. Times de maior poderio econômico do país, a dupla do Sudeste também ganhou as duas últimas edições da Libertadores, o que as torna as principais candidatas ao troféu de campeão. Porém, para o camisa 5 gremista, o retrospecto não as torna imbatíveis.
— Claro que eles vêm se destacando bastante. São duas equipe que têm muitos bons jogadores, mas nós também vimos nos reforçando bastante. Ainda mais com a chegada do Douglas (Costa), que vai acrescentar muito na nossa equipe. Nós vamos brigar de igual pra igual. E não há só eles, não tem só Flamengo e Palmeiras, tem muitas equipes que vão estar brigando. O Atlético-MG está montando um time muito bom — disse o jogador, que venceu o Brasileirão com o Palmeiras em 2016 e 2018 e ainda foi vice em 2017.
Para Thiago Santos, o jejum de 25 anos não pode pesar durante a competição e pressionar o grupo gremista.
— Acho que não interfere. Nós temos que saber que temos que fazer nosso papel. Eu fui campeão em 2016 num Palmeiras que estava há 22 anos sem ganhar (desde 1994), e isso não pesa. Nós (jogadores) temos que pensar que podemos entrar pra história ganhando. Se faz um tempo que o Grêmio não ganha, se nós ganharmos, podemos entrar pra história do clube — garante o volante.
O Grêmio enfrentará o Ceará no domingo, às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza.