Ainda que a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana esteja virtualmente garantida, uma vitória do Grêmio sobre o Aragua pode ter peso no futuro do time. Dono da melhor campanha do torneio nas quatro primeiras rodadas, o time de Tiago Nunes tenta garantir o primeiro lugar geral da fase de grupos para assegurar o direito de decidir os confrontos de mata-mata dentro da Arena.
Hoje, além do Tricolor, mais dois times têm 12 pontos, mas ambos já disputaram cinco jogos: Peñarol e Athletico-PR. Com um resultado positivo na Venezuela, o time gaúcho se isolaria com 15 pontos e precisaria apenas de um empate na próxima quinta-feira (27) para garantir a melhor campanha do torneio.
A maior ameaça no momento é o Peñarol, que na terça-feira perdeu para o River Plate do Paraguai e desperdiçou a chance de disparar. Além dos 12 pontos, os uruguaios têm o mesmo saldo positivo dos gremistas, de 12 gols. Na última rodada, o Peñarol visita o Sport Huancayo-PER, um dos três times que ainda não pontuaram.
O Athletico-PR venceu todas as suas partidas por 1 a 0 e, com uma derrota para o Melgar, tem apenas três gols de saldo. Uma vitória do Grêmio nesta quinta-feira garantiria um desempenho melhor em relação aos paranaenses mesmo com um tropeço para o La Equidad na próxima semana.
Em caso de derrota ou empate, outros adversários entram na briga. Casos do Independiente, com 11 pontos, Rosario Central, Libertad e Emelec, todos com 10. No caso do Independiente, o Tricolor poderia ser ultrapassado com um empate na última rodada, mas o saldo de gols seria critério de desempate – no momento, a vantagem é de 12 a cinco para a equipe de Porto Alegre.
Entre os times com 10 pontos, que precisariam de uma derrota gremista para o La Equidad-COL, quem tem melhor saldo é o Central, com sete. Libertad e Emelec têm saldo de quatro gols.
Nas oitavas de final, os líderes dos grupos — únicos times que se classificam — ficam nas posições de 1 a 8 no pote 1. O pote 2 é formado pelos terceiros colocados nos grupos da Libertadores. Desta forma, o time de melhor campanha na fase de grupos da Sul-Americana sabe que terá a vantagem de decidir em casa todos os confrontos até a semifinal. A final ocorre em jogo único, que será disputado no Uruguai.
Cenários possíveis
- Duas vitórias (18 pontos): melhor campanha
- Uma vitória e um empate (16 pontos): melhor campanha
- Dois empates (14 pontos): poderia ser ultrapassado por Peñarol (12 pontos) e Independiente (11 pontos)
- Duas derrotas (12 pontos): poderia ser eliminado ou ultrapassado por mais times