A mudança na comissão técnica do Grêmio terá reflexos no elenco. Ainda sem definir o departamento de futebol, o Tricolor anunciará um novo treinador nos próximos dias em substituição a Renato Portaluppi, que deixou evidenciadas as suas preferências nas escolhas por atletas no decorrer das últimas temporadas. Com novos profissionais, alguns jogadores devem ganhar mais oportunidades, enquanto outros podem perder espaço.
GZH listou um trio de possíveis beneficiados pela alteração na casamata, e outro que poderá ter suas condições revistas. O requisito anunciado pelo presidente Romildo Bolzan é seguir promovendo os talentos formados nas categorias de base e a reformulação no elenco.
Preteridos anteriormente por decisão do clube, como Paulo Victor, Victor Ferraz e Everton, deverão seguir no aguardo de um novo destino e não entram na lista.
Mais espaço
1) Jean Pyerre
Apontado como uma promessa gremista, Jean Pyerre nunca se firmou de vez no time titular do Tricolor. Divergências de ideias eram admitidas entre o jogador e o antigo treinador, apesar de ele ter sido lançado por Renato em 2016.
Há confiança de que o camisa 10 poderá render mais com a provável contratação de Tiago Nunes. Os dois possuem boa relação desde a base, quando trabalharam juntos. No Athletico-PR, há três anos, Jean foi recomendado, e por pouco não foi emprestado ao time de Curitiba.
2) Darlan
Outro jovem que trabalhou com o possível novo comandante. Recentemente, pela atuação contra o Santos, na Libertadores, o camisa 15 perdeu espaço com a antiga comissão técnica. Com um jogo propositivo e as condições físicas de Maicon, Darlan deve ser escalado com mais frequência no decorrer da temporada de 2021.
Recuperado de lesões musculares, o lateral-esquerdo naturalmente estaria à disposição. Espera-se que ele possa disputar a titularidade com Diogo Barbosa e Cortez depois de tanto tempo entregue ao departamento médico. A chegada da nova comissão técnica poderá colaborar para a mudança de patamar do jovem.
Menos espaço
1) Lucas Silva
Em 2020, o camisa 16 foi escolhido para ser o primeiro volante do elenco de Renato Portaluppi. Há, no entanto, o entendimento de que ele precisa jogar mais avançado. Porém, no grupo gremista, Lucas Silva enfrentará concorrência de outros companheiros, como Matheus Henrique, Darlan, Maicon e outros jovens que podem se firmar com o novo comandante.
2) Cortez
Antigo titular, o camisa 12 era homem de confiança da dupla Renato e Alexandre Mendes. Visto como bom de grupo e seguro defensivamente, Cortez abriu mão de suas férias para atuar ao lado dos jovens da transição na largada do Estadual de 2021.
Com contrato até o final de ano, o lateral ainda terá a sua situação revisada. Atualmente, Diogo Barbosa é o titular, e Guilherme Guedes entrará na disputa pela vaga.
Contestado pelas suas atuações e escalações no último ano, o atacante se recuperou de lesão muscular recentemente. Na sua ausência, viu a ascensão de extremas oriundos da base, como Léo Chú e Léo Pereira. Além disso, Ferreira se afirmou como novo titular.