O Gre-Nal 430, marcado para as 22h15min deste sábado (3), na Arena, colocará Grêmio e Inter frente a frente pela primeira vez na temporada 2021. Desde o último clássico, em 24 de janeiro, pelo Brasileirão, algumas mudanças significativas atualizaram as prioridades das gestões da Dupla em relação aos jovens que sobem das categorias de base.
No Tricolor, Romildo Bolzan renovou o contrato com Renato Portaluppi prometendo antecipar as chances dadas aos garotos que sobem do time sub-20. Ambas equipes colocaram seus jovens talentos em campo nas primeiras rodadas do Gauchão, e alguns deles estarão em campo no clássico da nona rodada.
Brenno, 21 anos
Nas categorias de base do Grêmio desde 2016, se encaminha para ser a primeira afirmação da base no time titular de Renato desde que o técnico se comprometeu com Romildo a utilizar mais os jovens no plantel principal. O goleiro, inclusive, tem feito a direção repensar se contratará ou não mais um goleiro. O Gre-Nal 430 será o segundo dele como profissional, mas o primeiro em que atuará como titular por opção do técnico. Em 2019 ele começou o clássico para substituir Paulo Victor e Júlio César, fora de combate por conta de virose.
Ruan, 21 anos
Ultrapassou Rodrigues e David Braz na corrida pela vaga de substituto imediato dos titulares. Paulo Miranda está com covid-19, e caberá a Ruan começar o jogo, ao lado de Rodrigues por conta das lesões de Kannemann e Geromel. Tem seis partidas na temporada e apenas uma derrota.
Vanderson, 19 anos
Surgiu como candidato a titular ainda em 2020, quando Orejuela deixou o clube e não houve contratação para disputar posição com Victor Ferraz. As atuações no começo de 2021 e contratação de Rafinha reforçam a confiança da diretoria em apostar no lateral-direito, que já tem gol e assistência pelo time principal. Precisará segurar Patrick no Gre-Nal, e superar a marcação de Moisés na linha de fundo ofensiva.
Entrou em campo oito vezes na temporada e não foi substituído, dando indícios de que superou a limitação física que causava cãibras ao longo do segundo tempo das primeiras partidas que jogou.
Ferreira, 22 anos
Exatamente há um ano atrás, ele aproveitava as chances que tinha no time alternativo do Gauchão 2020. O litígio judicial por conta da renovação de contrato e a pandemia atrasaram seu desenvolvimento e afirmação aos olhos de Renato em sete meses. Porém, desde que Pepê foi negociado com o Porto e caiu de produção, Ferreira desponta como herdeiro da ponta-esquerda antes mesmo da saída do antigo dono da posição. Afastou a fama de “jogador de segundo tempo” e conquistou a titularidade. Tem sete jogos e quatro gols na atual temporada. Será preocupação para o sistema defensivo de Ramírez na Arena.
Ricardinho, 19 anos
O atacante paulista passa por momentos difíceis na vida pessoal, com a perda do pai e do avô para a covid-19, mas não esqueceu o caminho do gol. Mantém a média de quase um gol por jogo e tem atuações convincentes quando recebe oportunidade na arrancada da temporada. Para o Gre-Nal, será opção no banco, já que ainda não disputa a titularidade com Diego Souza. Com a desistência da contratação de Borré, porém, Ricardinho surge como alternativa a médio prazo para a diretoria gremista. Está empatado com Ferreira com quatro gols em sete jogos, como artilheiros gremistas na temporada.