A derrota sofrida no Paraguai deixou o Grêmio na obrigação de vencer o Independiente del Valle, nesta quarta-feira (14), para avançar à fase de grupos da Libertadores. No entanto, não pode ser uma vitória por qualquer placar. Caso devolva o 2 a 1 construído pelos equatorianos no duelo de ida, a vaga será decidida nos pênaltis. Por isso, é bom estar preparado.
Antes de a bola rolar na Arena, GZH fez um levantamento do retrospecto das duas equipes e, coincidentemente, o resultado é muito parecido: os dois clubes sofreram eliminações na marca da cal na última temporada e, entre 2020 e 2021, efetuaram 15 cobranças durante os 90 minutos. Confira o aproveitamento de ambas:
Derrota da transição em Pelotas
A única disputa por pênaltis envolvendo o Tricolor se deu ainda em janeiro do ano passado, quando levou a pior contra o Pelotas, na decisão da Recopa Gaúcha. Apesar de não ter sido representado por seus principais jogadores, mas pelo extinto time de transição, o Tricolor usou na Boca do Lobo alguns atletas que poderão aparecer em campo nesta quarta.
Entre eles, dois dos cinco jogadores que efetuaram as cobranças após o empate por 1 a 1 no tempo normal — Darlan e Rodrigues. O zagueiro, inclusive, foi o único a ter seu chute defendido. Ainda disputaram aquela partida o lateral Felipe Albuquerque e os atacantes Ferreira e Guilherme Azevedo, que não foram escalados para bater.
Além deles, Brenno também se fez presente, sem ter conseguido impedir nenhum dos gols pelotenses. Aliás, desde que foi efetivado como titular do Grêmio, o goleiro teve duas penalidades contra si durante os 90 minutos e ambas foram convertidas: Faravelli, do próprio Del Valle, no jogo de ida, e Eltinho, do Juventude, na derrota de 2 a 1 pelo Gauchão.
Sobre o desempenho dos jogadores de linha, é melhor ficar em alerta. Ao todo, desde o ano passado, foram 15 pênaltis marcados em favor do Tricolor, com três lances desperdiçados: Diego Souza contra o Corinthians, Robinho diante do América de Cali e Jean Pyerre contra o Coritiba.
Apesar de ter errado uma cobrança em 2020, Diego Souza foi quem mais cobrou penalidades desde então — seis, convertendo cinco. Atrás dele, aparecem Jean Pyerre (duas e um gol), Lucas Silva (dois gols), Pepê, Churín, Gui Azevedo e Lucas Araújo (um gol, cada).
Eliminação em Montevidéu
O Del Valle teve exatamente o mesmo número de pênaltis a seu favor contabilizando as temporadas 2020/2021. Porém, só desperdiçou uma cobrança entre as 15 efetuadas: pelo volante Pellerano, contra o Técnico Universitário, pelo campeonato nacional. Entretanto, foi o mesmo volante quem mais marcou em penalidades (cinco, no total). Atrás dele aparecem o atacante Jacob Murrilo (três gols), Faravelli e Efrén Mera (dois), Montenegro, Montaño e Gabriel Torres (um gol, cada).
Por outro lado, a derrota mais simbólica da equipe no ano passado foi sofrida justamente em uma disputa de pênaltis. Depois de empatar por 0 a 0 os dois jogos contra o Nacional-URU, pelas oitavas de final da Libertadores, os equatorianos foram eliminados em tiros penais no Parque Central.
Dois titulares que possivelmente estarão na Arena perderam suas cobranças: o volante Pellerano e o zagueiro Schunke. Converteram o meia Efrén Mera, que se tornou reserva neste ano, e o centroavante Gabriel Torres, que hoje atua no Pumas-MEX.
O goleiro naquela ocasião (Jorge Pinos) não é o mesmo de agora. A exemplo do que ocorreu com Brenno, o jovem Moisés Ramírez ganhou a vaga entre os titulares recentemente. Desde então, teve três penalidades marcadas contra si, todas pela competição nacional: defendeu duas cobranças, de jogadores do Barcelona de Guayaquil e Mushuc Runa, e foi superado por um atleta do Delfín.
Outra defesa que marcou sua carreira se deu em 2019, quando pegou um pênalti na decisão do terceiro lugar do Mundial Sub-20. Na ocasião, o Equador bateu a Itália por 1 a 0 na prorrogação e ficou com a inédita medalha de bronze.
Todos os pênaltis cobrados pelo Grêmio entre 2020/2021:
Gui Azevedo (Grêmio 2x0 Aimoré — Gauchão 2021)
Lucas Araújo (Esportivo 0x2 Grêmio — Gauchão 2021)
Diego Souza (Grêmio 6x1 Ayacucho — Libertadores 2021)
Lucas Silva (Grêmio 4x1 Brasil-Pel — Gauchão 2021)
Churín (Botafogo 2x5 Grêmio — Brasileirão 2020)
Diego Souza (Grêmio 3x3 Santos — Brasileirão 2020)
Jean Pyerre (Coritiba 1x1 Grêmio — Brasileirão 2020)*
Pepê (Sport 1x1 Grêmio — Brasileirão 2020)
Diego Souza (Grêmio 1x1 Santos — Libertadores 2020)
Lucas Silva (Grêmio 4x0 Vasco — Brasileirão 2020)
Jean Pyerre (Cuiabá 1x2 Grêmio — Copa do Brasil 2020)
Diego Souza (Grêmio 1x1 América de Cali — Libertadores 2020)
Robinho (Grêmio 1x1 América de Cali — Libertadores 2020)*
Diego Souza (Grêmio 1x1 Fortaleza — Brasileirão 2020)
Diego Souza (Grêmio 0x0 Corinthians — Brasileirão 2020)*
Ruan (Pelotas 1x1 Grêmio — Recopa Gaúcha)
Isaque (Pelotas 1x1 Grêmio — Recopa Gaúcha)
Rodrigues (Pelotas 1x1 Grêmio — Recopa Gaúcha)*
Matheus Frizzo (Pelotas 1x1 Grêmio — Recopa Gaúcha)
Darlan (Pelotas 1x1 Grêmio — Recopa Gaúcha)
*cobranças desperdiçadas