O Grêmio anunciou na quinta (15) a saída do técnico Renato Portaluppi e confirmou Thiago Gomes, do grupo de transição, como treinador interino nos próximos jogos.
De acordo com o presidente Romildo Bolzan Júnior, uma nova comissão técnica chegará ao clube apenas na semana que vem. Mas quem foram os últimos técnicos interinos que assumiram o Tricolor após a saída dos treinadores e quais os resultados da equipe com eles? Confira:
James Freitas (2015 e 2016)
O mais recente a assumir o time de forma interina, por duas oportunidades, foi James Freitas. Ele era auxiliar da comissão técnica permanente do clube e esteve no comando após as saídas de Felipão, em 2015, e de Roger Machado, em 2016. Nas duas vezes, ele comandou o time em apenas uma partida até a chegada do próximo treinador. Em 2015, o Tricolor venceu o Figueirense por 1 a 0 sob o seu comando, mas em 2016 acabou derrotado pelo Fluminense pelo mesmo placar.
- 2 jogos
- 1 vitória
- 1 derrotas
- 50% de aproveitamento
André Jardine (2014)
Hoje técnico da seleção brasileira sub-20, André Jardine treinou o time sub-20 do Grêmio e assumiu interinamente a equipe principal após a demissão de Enderson Moreira, em julho de 2014, após derrota em casa para o Coritiba. No jogo seguinte, antes da chegada de Felipão, Jardine comandou o Tricolor na derrota por 2 a 1 diante do Vitória, na Bahia. A próxima partida era um Gre-Nal, que já teve Felipão à beira do campo.
- 1 jogo
- 1 derrota
- 0% de aproveitamento
Roger Machado (2012)
Antes de ser técnico da equipe principal, entre 2015 e 2016, Roger Machado foi auxiliar da comissão permanente do Grêmio. Ele assumiu o time interinamente em 2012, após a demissão de Caio Júnior, em um Gre-Nal. Sob o seu comando, o Tricolor fez 2 a 1 no Inter em pleno Beira-Rio. Na partida seguinte, Vanderlei Luxemburgo já estava à beira do campo. Em 2011 e 2013, Roger também chegou a treinar interinamente a equipe entre trocas de técnicos, mas não em jogos, apenas em atividades até a chegada do novo comandante. Também comandou o time como substituto do técnico principal em algumas ocasiões, como o Gre-Nal de Rivera, vencido pelo Grêmio por 2 a 1.
- 1 jogo
- 1 vitória
- 100% de aproveitamento
Marcelo Rospide (2009)
O técnico do até então chamado time B do Grêmio assumiu como interino da equipe principal duas vezes em 2009. Primeiro, quando Celso Roth foi demitido após uma derrota em Gre-Nal e ele comandou o time até a chegada de Paulo Autuori. Foram sete jogos, com cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota. No fim do ano, Autuori deixou o clube para retornar ao futebol árabe faltando quatro rodadas para o final do Brasileirão. Rospide assumiu novamente a equipe, com duas vitórias, um empate e uma derrota.
- 11 jogos
- 7 vitórias
- 2 empates
- 2 derrotas
- 69% de aproveitamento
Julinho Camargo (2008)
Antes de ser técnico da equipe principal do Grêmio, em 2011, Julinho Camargo fez sucesso nas categorias de base. Foi campeão brasileiro sub-20 pelo clube em 2008 e, após a demissão de Vagner Mancini, assumiu interinamente o time profissional por um jogo, antes da chegada de Celso Roth. Sua única partida foi uma vitória por 1 a 0 sobre a equipe da Ulbra, em Canoas, com gol de pênalti marcado por Roger Flores.
- 1 jogo
- 1 vitória
- 100% de aproveitamento