O Grêmio não entrava na Copa Sul-Americana há quase uma década. Com a eliminação da Libertadores para o Independiente del Valle, o time de Renato Portaluppi vai tentar conquistar uma taça que seria inédita para o clube.
A última vez que o time gaúcho disputou a Sul-Americana foi em 2012. Há tanto tempo sem jogar uma partida pela competição, fica a curiosidade para saber o que de importante ocorreu naquele ano, que já abriu uma distância considerável para 2021.
Por isso, GZH recupera alguns dos principais fatos de 2012 além do âmbito esportivo.
Corinthians do mundo e holofotes em Londres
No esporte, os principais destaques ficaram por conta dos Jogos Olímpicos realizados em Londres, na Inglaterra. O Brasil teve três medalhas de ouro: Sarah Menezes (Judô), Arthur Zanetti (ginástica artística) e seleção feminina de vôlei. No futebol, o time de Mano Menezes ficou com a medalha de prata, perdendo a final para o México.
O Corinthians, de Tite, foi campeão da Libertadores, batendo o Boca Juniors. Enquanto isso, na Europa, o Chelsea chegava ao título da Liga dos Campeões. Na decisão do Mundial, os corintianos ficaram com a taça: 1 a 0, com gol de Guerrero.
Luto no Brasil
Durante o ano de 2012, o Brasil perdeu grandes nomes de sua história e sua cultura: o humorista Chico Anysio, o cantor Wando, a apresentadora Hebe Camargo e o arquiteto Oscar Niemeyer.
Reeleição de Obama
O democrata Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos, após uma campanha muito disputada contra o republicano Mitt Romney.
E o Oscar vai para...
O filme vencedor na 84ª cerimônia do Oscar, realizada em Los Angeles em 2012, foi O Artista. Michel Hazanavicius também levou o Oscar de melhor diretor e seu filme ainda ganhou por melhor ator, para Jean Dujardin, figurino e trilha sonora original. Já o Oscar de melhor atriz foi para Meryl Streep, por "A dama de ferro".